sexta-feira, 24 de abril de 2015

A Favorita do rei Dinis. Vataça. Francisco do Ó Pacheco. «Além disso quer uma fonte que jorrava água pela boca de uma sereia, em cima de uma onda com mais de uma vara de altura, quer o miradouro que contemplava o mar, eram circundados por colunas brancas de mármore»

jdact e wikipedia

«(…) O palácio de Beatriz Lascaris, irmã mais nova, que havia casado com Guilherme de Montcada, senestral ou chefe da nobreza local de Barcelona, e antigo bispo de Lérida, ficava admiravelmente frente ao mar Mediterrâneo. Havia sido uma antiga vila romana e a presença de inúmeras colunas de pedra com bases e capitéis, trabalhados artisticamente, à volta do edifício principal, era disso bem demonstrativo e sintomático. Além disso quer uma fonte que jorrava água pela boca de uma sereia, em cima de uma onda com mais de uma vara de altura, quer o miradouro que contemplava o mar, eram circundados por colunas brancas de mármore, mais finas e elegantes, que sobressaíam dos verdes dos arbustos e dos tons variados das flores, de forma quase paradisíaca. Entrou na câmara de sua mãe onde já se encontravam todos os seus oito irmãos. Quatro do casamento de Eudóxia Lascaris com o conde Guillermo Pedro de Ventimiglia, de Ligúria, outros quatro do segundo casamento com Arnauld Roger de Comminges. Dois homens apenas, Juan Lascaris de Ventimiglia e Arnauld de Comminges e sete mulheres, Lucrécia, Beatriz, Vataça e Violante Lascaris e Sibila, Beatriz e Violante de Comminges. Com uma alegria contida, Vataça, cumprimentou todos os seus irmãos e depois dirigiu-se ao leito onde sua mãe descansava. Os reposteiros das janelas de cor púrpura estavam corridos para que a luz do dia não incomodasse a enferma. As cortinas do leito, brancas de seda, estavam levantadas de ambos os lados permitindo que Eudóxia visse a porta de entrada.
O vulto de seu corpo quase não se percebia por debaixo das mantas e dos lençóis. Logo que viu sua filha Vataça, Eudóxia levantou os braços vagarosamente na sua direcção. Caminhando para eles com passadas largas, Vataça segurou as mãos frias de sua mãe, que apertou suavemente. Depois beijou-lhe as faces longamente e não evitou algumas lágrimas sentidas. Com todos os filhos à volta da cama Eudóxia não parava de contemplar as suas meninas e os seus meninos, que fazia tanto tempo, alguns, já não via. Choraram muito de alegria e agora também de preocupação com o estado de saúde de sua mãe que conversava muito tremulamente e por vezes atabalhoadamente, como se quisesse tudo dizer, no mais curto espaço de tempo. A sua voz sumia-se de emoção de vez em quando e Eudóxia parava e fechava os olhos para recuperar forças. Enquanto a mãe descansava, Vataç aproximava-se das vidraças donde se avistava o movimento do porto e as várias galés ou galeras de dois e três mastros que aguardavam por acesso ao cais para descarga das mercadorias que enchiam os seus porões. Alguns galeões, de quatro mastros e velame amarrado e recolhido nas vergas, estavam ancorados um pouco mais ao largo. Várias dezenas de naus e muitas centenas de pessoas enchiam então o porto de Barcelona que se assumia como um dos mais importantes pólos da economia mediterrânica.
A certa altura da sua conversa Eudóxia Lascaris franziu o semblante e foi assertiva nas palavras que proferiu. Vataça e seus irmãos, algo surpreendidos, prestaram a maior atenção. Pretendia ela que algum ou alguns de seus filhos se deslocassem a Niceia ao encontro de seu tio João IV Lascaris. Este tinha sido o último imperador de Niceia, quarenta e três anos atrás, em 1261. Ainda muito novo, com apenas 11 anos de idade, João Lascaris vira o trono ser-lhe usurpado por Miguel VIII Paleólogo, a que se seguiu o fim do império de Niceia e a reconstituição do império bizantino, de novo com capital em Constantinopla. Tinham que ir a Niceia, dizia Eudóxia com a veemência possível, fixando o olhar em Vataça. Alguém tinha que regressar ao império Bizantino e encontrar o tesouro dos Lascaris, especialmente a Cruz do Santo Lenho e a Cabeça-Relicário de S. Fabiano que deveriam estar na posse do tio João Lascaris. Porque ela, Eudóxia, com a idade avançada que já tinha, estava com 50 anos e com uma grave doença que a martirizava, já sentindo o fim aproximar-se, jamais o poderia fazer. Seus filhos e suas filhas, sim». In Francisco do Ó Pacheco, Vataça, A Favorita de Dom Dinis, Prime Books, 2013, ISBN 978-989-655-183-4.

Cortesia de PBooks/JDACT