sábado, 25 de abril de 2015

Histórias de Amor José Cardoso Pires. «… tão falível e de validade tão restrita? Pergunto até se num mundo contradito nas f orças que o movem, razão e instinto e instinto e razão podem dissociar-se em tamanha escala»

jdact

«(…) Aqui pretendia, pois, chegar. E maís: à conclusão de que, vivendo o homem do combate, se vê levada por este conceito a atribuir à luta sentimental todo a sentido de viver e a ela devotar todas as forças, razões e anseios de devir, isolando-se de outras solicitações da vida, indispensáveis a que se enriqueça. Mais assento nisto quando leio Radiguet em Le Diable au Corps: Mas o amor, dizia consigo mesmo, trás certamente grandes compensações, uma vez que é nele que o homem alcança toda e liberdade. Ou Lady Chatterley: E teve que penetrar na paz sobre a terra que representava aquele corpo doce e imóvel. Foi na verdade um momento de paz perfeita.... Agora, depois destes dois exemplos, abalanço-me à ingénua pergunta: será verdadeiro, inteligente, reduzir a liberdade humana a um ponto, mesmo a um momento, tão falível e de validade tão restrita? Pergunto até se num mundo contradito nas f orças que o movem, razão e instinto e instinto e razão podem dissociar-se em tamanha escala.
Parece-me, antes, que Lawrence, dizendo noutra ocasião que é necessário ter-se boa alma para se poder amar esteve a um passo breve de definir o problema e de explicar a essência do drama que tão corajosamente abordou sem todavia esclarecer. O mal foi que não ousou o passo. Descurou de considerar como se molda a alma do homem, qual o caminho de este a dignificar e, pois, de dignificar o Amor. Ainda por este motivo, a revolta que proclamou contra as factores que impedem e contaminam o Amor esvaiu-se de tão abstracta que era A angustiosa, necessidade de comunhão que o atormentava contentou-a ele com o encontro sereno e compreensivo, mais exactamente, com a togetherness a que tantas vezes se refere. E bem difícil havia de ser que numa ilha de náufragos, como era então o mundo saída da Guerra de 14, pudesse acontecer um encontro assim, sereno e compreensivo…» In José Cardoso Pires, Histórias de Amor, colecção Os Livros das Três Abelhas, Editorial Gleba, Lisboa, 1952, Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Cortesia E Gleba/JDACT