quinta-feira, 2 de abril de 2015

Enigmas de Baker Street. Tom Bullimore. «Toda a emoção verdadeira é mentira na inteligência, pois se não dá nela. Toda a emoção verdadeira tem uma expressão falsa. Exprimir-se é dizer o que se não sente»

Ilustração de IanAnderson 
jdact

Charadas de Sherlock Holmes
«Dê uma vista nisto, Watson, disse Holmes, ao passar uma mensagem codificada para o seu colega. A mensagem dizia:
  • PARA SHERLOCK HOLMES, 2M2NH236R56B2R342SJ542SD2C5R52.3ST3S3R2M36M245RTR 46NF5. MORIARTY.
O que significa isso, Holmes? Para descobrir, Watson, precisamos decifrar o código. Os números obviamente representam letras. Mas ele não usa os números 1 e 0, Holmes. Simplesmente porque eles poderiam ser confundidos com as letras I e O, Watson, disse Holmes, enquanto começava a decifrar o código. Consegue desvendar a mensagem?

Sherlock Holmes e Watson tinham capturado três homens suspeitos do roubo ao banco de Clapham. Os três, Fish, Giles e Hill, foram parar à Scotland Yard, onde foram interrogados pelo inspector Lestrade. Enquanto anotava as idades de cada um dos homens, Lestrade percebeu que, se revertesse os dígitos de suas idades, os três ainda teriam a mesma idade. Lestrade também notou que Fish tinha apenas um terço da idade de Giles, que por sua vez tinha o dobro da idade de Hill. As idades dos três homens somadas resultavam em 121 anos. Qual a idade de cada homem?

Vestindo um de seus famosos disfarces, Sherlock Holmes seguia um suspeito pelas ruas movimentadas de Londres. O suspeito entrou em duas lojas. Para disfarçar, Holmes comprou uma coisa em cada uma das lojas. Na primeira, Holmes gastou 1/4 de todo o seu dinheiro, e na segunda loja ele gastou 1/4 do que havia sobrado. Se Holmes gastou £21 no total, quanto dinheiro ele tinha no começo?

Aston Avenue era uma rua particular com apenas cinco casas numeradas: 1, 2, 3,4 e 5. Os donos dessas casas eram os senhores Jones, White, Smith, Green e Brown. Todas as casas tinham sido roubadas recentemente, e Sherlock Holmes foi chamado para falar com cada um dos donos. Infelizmente, nenhum deles estava em casa. Holmes falou com uma pessoa que passava e registrou os seguintes factos:
  • Jones vivia duas portas à esquerda de Smith; 
  • Brown tinha Green vivendo à sua direita; 
  • White e Brown viviam em casas de número par.
Com as informações acima, consegue determinar em que casa vivia o sr. Green?

Sherlock Holmes tinha recebido dois telegramas do infame professor Moriarty num espaço de três horas. O primeiro era uma ameaça à vida do famoso detective, enquanto o segundo dizia que ele, o professor, havia preparado um presente para Holmes. O final do segundo telegrama continha a seguinte charada:
  • Aquele que faz, faz para vender, Aquele que compra, não usa, Aquele que usa, não sabe.
Watson leu os telegramas. Não faz sentido para mim, Holmes, disse. Primeiro ele ameaça a sua vida e depois ele prepara um presente para vós. Resolva a charada, Watson. Então verá que faz sentido. O que Moriarty pretendia enviar a Holmes?

Sherlock Holmes sentou-se perto da lareira, estudando as informações contidas num bilhete. O que está lendo, Holmes?, perguntou Watson ao entrar. É uma lista de casas, na rua Fitzroy, que foram roubadas nos últimos seis dias pelo professor Moriarty. Watson deu uma olhada na lista, na qual se lia:
  • Segunda-feira,  n.º 4; 
  • Terça-feira, n.º 6; 
  • Quarta-feira, n.º 12; 
  • Quinta-feira, n.º 3; 
  • Sexta-feira, n.º 7; 
  • Sábado, n.º 28.
Céus!, exclamou Watson. E hoje é Domingo. Ele provavelmente vai atacar de novo. Ele vai, Watson. Mas desta vez eu estarei esperando por ele dentro da casa. Qual a próxima casa da rua Fitzroy que Moriarty irá roubar?

In Tom Bullimore, Enigmas de Baker Street, Charadas de Sherlock Holmes, Ilustração de Ian Anderson, Editora Melhoramentos, 2002, ISBN 850-603-635-6.

Cortesia de EMelhoramento/JDACT