sábado, 2 de fevereiro de 2019

Catarina de Habsburgo. Rainha de Portugal. Yolanda Scheuber. «Mal passaram uns instantes. A fila de religiosas dirige-se em recolhimento para comungar. O coro enaltece com as suas vozes angelicais um canto seráfico que parece impregnar de santidade todo o convento»

jdact

«(…) Ontem à noite, ao concluir a oração de matinas, pedi autorização à prioresa para passar o dia de hoje a rezar no meu claustro até chegar Maria para me visitar. Receava não me sentir bem porque as emoções por vezes pregam-me partidas, provocando-me desmaios onde quer que me encontre. A prioresa, com a sua bondade infinita, aceitou que me recolhesse no silêncio da minha clausura, donde posso igualmente louvar e adorar a Deus. Agradeci o seu gesto maternal e recordei com tristeza como era assistir a um ofício divino prestes a desmaiar. Não foi necessário fazer muito esforço para o lembrar. Sabia-o de cor, mas, mesmo sabendo-o, recordei como a angústia me ia roubando o ar e me era impossível respirar, como se uma força gigantesca me oprimisse a garganta e me atingisse no estômago, turvando-me o entendimento, e mesma sensação que sabia que a minha mãe experimentava quando sentia que escorregava sem conseguir parar naquele abismo sem fim.
A imagem da minha desolação, experimentara-a na carne com a morte de cada um dos meus filhos. No meio de um louco aturdimento, era obrigada a encabeçar os seus cortejos fúnebres vestida de luto rigoroso. Esmagada, mas erguida, tinha de aparentar força, apesar de por dentro ir morrendo de tristeza à medida que avançava atrás dos seus esquifes. Sem conseguir mexer os pés, fazia um esforço sobre-humano a cada passo para continuar a avançar. Dentro dos meus ouvidos, uma voz monótona e absurda ia-me repetindo até ao cansaço que não me desse por vencida. Nessas provações que me coube viver, parecia-me que a minha vida deixara de ter sentido. Sem saber como, ou talvez porque dentro da minha mente via reflectida a imagem de minha mãe, tirava forças do fundo da minha alma, e à cabeça de toda a minha corte e do meu povo, usando forças que desconhecia e revelando uma coragem que não sentia, tal como se exige a uma rainha, continuava sem claudicar.
Lembro-me de, quando tive de voltar a ser mãe, além de avó do único neto que restava a meu lado, dezoito dias depois de seu pai ter morrido, o meu último filho, ...ou quando, ao morrer meu esposo e ao ficar viúva, tive de assumir com coragem a regência do reino em nome do pequeno herdeiro, para salvar Portugal de voltar a ser, no futuro, um território de Espanha. As minhas recordações não chegam sozinhas, fazem-no acompanhadas de nostalgia. A rapidez com que me invadem deixa a sua marca furtiva. Ainda mais depressa me acometem as emoções que se anunciam depois delas com a urgência do inesperado. A contundência do seu predomínio faz fracassar qualquer possibilidade de indiferença, impedindo-me de as esquecer... De um ponto afastado, contemplo a missa que se está a celebrar. O cónego ergue a santa eucaristia com unção, entre as mãos. Com veneração, ajoelho-me aos pés do meu leito e voo veloz com a mente para o pai consagrado e peço, sobre o meu neto-rei e sobre o reino, a bênção misericordiosa dos céus. As monjas, com as cabeças reclinadas, meditam sobre o mistério divino. E, enquanto continuo a observá-las, soam nos meus ouvidos os pequenos carrilhões que anunciam a consagração do vinho, emudecendo repentinamente tudo.
Mal passaram uns instantes. A fila de religiosas dirige-se em recolhimento para comungar. O coro enaltece com as suas vozes angelicais um canto seráfico que parece impregnar de santidade todo o convento. As monjas regressam em silêncio aos seus genuflexórios. Com a alma alegre, agradeço ter procurado a solidão do Convento de Nossa Senhora da Boa Esperança, cujos claustros servem, além disso, de internato onde vêm recolher-se as clamas e donzelas da nobreza lusitana». In Yolanda Scheuber, Catarina de Habsburgo, Rainha de Portugal, Ediciones Nowtilus, 2011, Casa das Letras, Oficina do Livro, 2013, ISBN 978-972-462-077-0.
                                                                                                              
Cortesia de CdasLetras/JDACT