terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Rosa Brava. José Manuel Saraiva. «Ao ouvir a frase do irmão, Beatriz, que tinha assistido em silêncio à conversa entre ambos, levantou-se de um salto da borda da cama e, resmungando palavras imperceptíveis…»

jdact

«(…) Afonso Peres Sousa enrubesceu, inclinou a cabeça em sinal de respeito e assentimento, pediu desculpa pela maçadoria da conversa a que sujeitara o monarca e prosseguiu: infelizmente, não ouvi muitas conversas porque o senhor conde, por especial deferência a sua alteza real, levou-me para casa e lá me deixou até à hora do casamento, longe dos convidados. Só durante a boda é que soube de alguém, cujo nome e origem me ocultaram, que terá considerado um perigo para a soberania do nosso país se sua alteza real vier a intrometer-se nos negócios políticos de Castela. Outros houve, porém, e julgo tratar-se da maioria, que defenderam o contrário...
Atento à conversa, Fernando I, muito calmo, interrompeu de novo o relator. Não sabeis quem foi o reles traidor que afirmou isso? Não faço ideia, alteza. Ninguém me revelou nomes. E que mais sabeis do que lá se passou? Sei também que os lentes de Coimbra discutiram o teor das últimas cartas régias e que a maioria está manifestamente contra a que proíbe o alcaide de apreender aos estudantes as bestas que transportam os alimentos. Essa é boa!, exclamou o rei, indignado. O que é que eles querem? Argumentam que uma medida dessas pode determinar a perda de influência e de autoridade do alcaide. Isso foi criticado pelos lentes? É verdade, senhor, eles criticaram sua alteza real. São todos umas bestas..., gritou exasperado, enquanto batia com os calcanhares no leito.
Depois, e após uma breve pausa, o rei levantou-se da cama, deu um suave beijo no rosto da irmã e dirigiu-se a uma das janelas para espreitar lá fora o tempo, o Tejo e a cidade. O tempo estava cinzento e triste; o Tejo, cumulado de barcos cheios de sal, fruta, pescado e vinho, corria manso; a cidade, essa, plasmada como sempre de imundície, fervilhava de catalães, genoveses, biscainhos, aragoneses, milaneses, galegos, castelhanos, corsos e muitos outros vindos de distantes paragens, acotovelando-se nas ruas e vielas, nos cais de escambo, na alfândega, na Corredoura e no Rossio de São Domingos. Com a mão esquerda apoiada no parapeito da janela e com a direita coçando a cabeça como se com tal gesto quisesse afastar da lembrança os seus críticos e detractores, Fernando I perguntou subitamente sem nunca desviar os olhos do Tejo e da cidade: e que tal achastes a noiva?
Afonso Peres Sousa voltou a corar, de novo respirou fundo e, algo constrangido, disse apenas: é formosa, muito bela... O rei Fernando abriu-se num largo sorriso e comentou: quereis dizer que só pela noiva valeu a pena a estafa da viagem. Para qualquer homem, alteza, a formosura da senhora dona Leonor Teles valeria sempre o cansaço de uma longa viagem. Se um dia passar por terras da Beira talvez venha a conhecê-la, comentou o rei, meneando a cabeça.
Ao ouvir a frase do irmão, Beatriz, que tinha assistido em silêncio à conversa entre ambos, levantou-se de um salto da borda da cama e, resmungando palavras imperceptíveis, saiu aparentemente zangada e à pressa dos aposentos. Fernando I não ligou à atitude da infanta ou, pelo menos, deu a ideia de não ligar. E continuou: sabeis se eles já foram para Pombeiro? Acho que partiram nessa mesma noite. Surpreendido com o que acabara de ouvir, o rei levou as mãos à cabeça e voltou a inquirir num tom de voz forte, alto, cadenciado: e passaram a noite do casamento numa liteira?!...
Foi precisamente por terem passado a noite numa liteira que dona Leonor Teles Menezes e João Lourenço Cunha tiveram a primeira zanga matrimonial. Ela queria ficar em Barcelos e seguir para Pombeiro ao outro dia; ele, pelo contrário, desejava partir depois da boda, sob o estúpido argumento de que o céu estava a toldar-se de espessas nuvens que pareciam anunciar uma forte tempestade para a manhã seguinte. De nada valeu à jovem esposa ter-se queixado de fadiga e do medo da noite escura, mesmo que o caminho a percorrer fosse iluminado por fachos e tochas flamejantes a transportar pelos três criados. De nada lhe valeu o protesto.
Vergada ao peso da aliança e do poder do seu senhor, chorosa e triste, Leonor Teles não teve outra alternativa senão ceder às pretensões do marido e deixar-se levar na rota do seu próximo destino: Pombeiro. Pombeiro era uma localidade situada a sul da serra do Caramulo, a poente dos Montes Hermínios, a norte das serranias da Lousã e a nascente de Coimbra e dos vastos campos do Mondego que se estendiam até ao mar. Era lá que se encontrava a residência da família de João Lourenço, um imponente solar construído nvância monástico-litúrgica de Cluny; foi lá, depois de sucessivas heranças e doações, que os So reinado de Sancho II. Foi lá que viveu, embora por pouco tempo, uma casta de beneditinos de obserousas, família poderosa de infanções e ricos-homens, passaram a residir como chefes de linhagem, desempenhando, uns atrás de outros, o cargo de mordomo-mor da corte». In José Manuel Saraiva, Rosa Brava, Oficina do Livro, 2005, ISBN 978-989-555-113-2.
                                                                                                              
Cortesia de OdoLivro/JDACT