quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

O Último Segredo. Lynn Sholes e Joe Moore. «Depois de um ano sofrido tentando superar a depressão e alguns trabalhos desde o desastre com o falso fóssil, essa seria uma oportunidade de se redimir, ela esperava»

jdact e Cortesia de wikipedia

Os Fósseis de Gilley

«(…) Do lado de fora, na calçada apinhada de gente, os fotógrafos da imprensa bateram os seus instantâneos, disparando perguntas. Senhorita Stone, é verdade que foi forçada a se demitir? Pretende continuar tentando provar que a Bíblia estava certa com relação à Criação? O que pretende fazer, agora que está desempregada? Cotten avistou Ted Casselman parado ao lado do táxi amarelo. Ele lhe acenou com a mão e, quando ela se aproximou, ele abriu a porta do passageiro. Achei que você não teria ânimo para chamar um táxi, comentou ele. Ela o beijou no rosto. Obrigada por vir. Você sempre foi alguém em quem pude confiar. Já lhe disse antes, você é como uma filha pra mim. Cotten acomodou-se no banco de trás e Ted inclinou-se para dentro. Tem a certeza de que quer fazer isso?, indagou ele. Sair de Nova York? Cotten inclinou a cabeça, confirmando. O sul da Flórida me parece a melhor coisa p’ra mim neste momento. Lembre-se, você tem amigos aqui. Ela dirigiu-lhe um sorriso apagado e não disse nada. Tudo bem, menina. Você já foi até ao inferno e voltou. Pode fazer o mesmo outra vez, sei que é capaz. Ele beijou-lhe a testa e depois fechou a porta. Enquanto o táxi se afastava, Cotten sentiu a alma afundar no abismo.

Peru

Um Ano Depois

Cotten Stone encostou a cabeça na janela fria do avião. A superfície da Terra revelava-se em passagens rápidas, na maioria das vezes encoberta por nuvens espessas. Ela consultou o relógio. Bem na hora. Os seus ouvidos tinham sentido a pressão quando o avião começou a se aproximar do Aeroporto Internacional Jorge Chávez. Como o som de um sapato quando cai, Cotten ouviu o gemido eloquente das rodas quando elas saíram dos seus poços. Fechou os olhos. Lima. Uma nova reportagem. Um novo começo. Depois de um ano sofrido tentando superar a depressão e alguns trabalhos desde o desastre com o falso fóssil, essa seria uma oportunidade de se redimir, ela esperava.

Ao ouvir o baque do trem de pouso acabando de ser montado, Cotten apertou os dedos contra o braço da poltrona. Intelectualmente, ela compreendia as teorias de sustentação e empuxo, mas instintivamente continuava tendo dificuldade em confiar que aquelas forças pudessem fazer voar algo tão imenso e pesado quanto um avião. E depois, controlar a descida sem se projectar contra o chão e se espatifar num milhão de pedaços era outra coisa. Essa apreensão era o que fazia os seus dedos apertarem a borda do descanso de braço. A descolagem e a aterragem eram momentos de oração para ela.

Quando a palavra oração se insinuou entre os seus pensamentos, um arrepio tão frio que pareceu mais uma agulhada na base do pescoço a fez estremecer. As lembranças se revolviam nas profundezas da sua mente. Rezar não era algo que fizesse muito. Cotten inspirou fundo pelo nariz e expirou pela boca. Ainda bem que não tinha se esquecido de se reabastecer de tranquilizantes antes de partir de Fort Lauderdale..., só por precaução. Controlar a ansiedade por meio da visualização e de exercícios respiratórios sempre funcionava, mas naquele momento a combinação do pouso do avião com a repentina torrente de lembranças corroía a sua capacidade de concentração. Cotten remexeu-se no assento, pousando a mão entre o cinto de segurança e o peito. O aperto do cinto aumentava a inquietação. A vontade era de arranca-lo..., para que não a tocasse nem a prendesse. A ânsia para se levantar e caminhar borbulhava dentro dela e, caso não a  mantivesse sob controle, chegaria ao ponto de explodir». In Lynn Sholes e Joe Moore, O Último Segredo, 1995,Editora Pensamento, 2015, ISBN 978-853-151-778-5.

 Cortesia de EPensamento/JDACT

JDACT, Lynn Sholes, Joe Moore, Literatura, Mistério,