terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Os Arquivos Secretos do Vaticano. Sérgio P. Couto. «Nome que significa rebaptizadores. Cristãos da chamada ala radical dos protestantes, baptizados em idade adulta, desconsiderando até então o baptismo obrigatório da Igreja Romana»

Cortesia de wikipedia e jdact

As Heresias em outras religiões

«(…) Esses princípios estão descritos conforme Roque Frangiotti: Creio plenamente que Deus é o Criador e guia de todos os seres, ou seja, que só Ele fez, faz e fará tudo. Creio plenamente que o Criador é um e único; que não existe unidade de qualquer forma igual à d'Ele; e que somente Ele é nosso Deus, foi e será. Creio plenamente que o Criador é incorpóreo e que está isento de qualquer propriedade antropomórfica. Creio plenamente que o Criador foi o primeiro (nada existiu antes d'Ele) e que será o último (nada existirá depois d'Ele). Creio plenamente que o Criador é o único a quem é apropriado rezar, e que é proibido dirigir preces a qualquer outra entidade. Creio plenamente que todas as palavras dos profetas são verdadeiras. Creio plenamente que a profecia de Moshe Rabeinu (Moisés) é verídica, e que ele foi o pai dos profetas, tanto dos que o precederam como dos que o sucederam. Creio plenamente que toda a Torá que agora possuímos foi dada pelo Criador a Moshe Rabeinu. Creio plenamente que esta Torá não será modificada e nem haverá outra outorgada pelo Criador. Creio plenamente que o Criador conhece todos os actos e pensamentos dos seres humanos, eis que está escrito; Ele forma os corações de todos e percebe todas as suas acções (Tehilim 33:15). Creio plenamente que o Criador recompensa aqueles que cumprem os Seus mandamentos, e pune os que transgridem Suas leis. Creio plenamente na vinda do Mashiach (Messias) e, embora ele possa demorar, aguardo todos os dias a sua chegada. Creio plenamente que haverá a ressurreição dos mortos quando for a vontade do Criador.

Já no islamismo, os dois principais grupos religiosos, os sunis, considerados como o maior ramo do Islão, já que em 2006 correspondiam a 84% do total de fiéis, e os shias ou xiitas, cerca de 15% do total, consideram-se mutuamente como heréticos. Grupos como os ismaelenses, os hurufistas, os alauitas e mesmo os sufis também já foram considerados por algumas correntes dentro de sua própria religião como heréticos. Embora o sufismo seja frequentemente aceito como válido pelos xiitas e por muitos sunitas, o recente movimento dos wahhabistas, seguidores do wahhabismo, movimento religioso que foi criado na Arábia Central em meados do século XVIII por Muhammad bin Abd al Wahhab, os considera heréticos.

As Principais Correntes Hereges

Anabatistas: Nome que significa rebaptizadores. Cristãos da chamada ala radical dos protestantes, baptizados em idade adulta, desconsiderando até então o baptismo obrigatório da Igreja Romana. Mesmo os que já tinham sido baptizados em criança recebiam o sacramento novamente, pois o verdadeiro baptismo só tem valor quando as pessoas se convertem conscientemente a Cristo.

Paulicianos: Seguidores de Paulo da Samósata, bispo de Antioquia. Acreditavam serem originários dos Apóstolos e que tinham seu início a partir das pregações deles no primeiro século depois de Cristo. Pela falta de recursos que comprovassem tal início, foram detestados pelos Imperadores bizantinos que defendiam o catolicismo.

Montanismo: Fundado por Montano, profeta asiático que viveu entre os séculos II e III. Seu movimento via as revelações proféticas sem fundamentação bíblica, exegese ou interpretação sólida. Suas interpretações deixavam as pessoas apreensivas e oprimidas, preocupando-se com a vinda do Espírito Santo e a chegada do fim do mundo.

Ofismo: Doutrina surgida por volta do ano 100 e resultante de várias seitas surgidas entre o Egipto e a Síria. Atribuía grande importância à serpente citada no Génesis e a considerava como a portadora do conhecimento do Bem e do Mal e, por isso, um importante símbolo da Gnose ou conhecimento.

Bogomilismo: O termo significa Amado/Querido de Deus no velho idioma búlgaro. Surgiu a partir do avanço dos paulicianos (grupo com uma visão teológica do cristianismo primitivo) para o Ocidente a partir do século VII. Surgiu no antigo império búlgaro que, na época, se estendia da Ucrânia ao Adriático. Foi considerado como uma seita dualista datada do século X. Dizia-se a verdadeira e oculta Igreja Cristã. Teria precipitado o surgimento do catarismo e era tradicionalmente reconhecido pelos inquisidores como a tradição oculta por trás do catarismo, conforme o já citado João Ribeiro Júnior». In Sérgio P. Couto, Os Arquivos Secretos do Vaticano, da Inquisiçãoà renúncia de Bento XVI, Editora Gutenberg, 2013, ISBN 978-856-538-385-1.

Cortesia de EGutenberg/JDACT

JDACT, Sérgio P. Couto, Vaticano, Religião, Conhecimento,