quarta-feira, 17 de março de 2010

Galileu Galilei: O Mensageiro das Estrelas

(1564 - 1642)
Galileu Galilei nasceu em Pisa a 15 de Fevereiro de 1564, herdando dos seus progenitores o gosto pela música, aptidão para a matemática e um carácter forte e persistente.
Algumas das descobertas mais importantes são as leis do pêndulo e a lei da queda dos graves. Entre as suas invenções contam-se a do termoscópio e do telescópio.
No início do século XVII surgiram os primeiros telescópios na Holanda. Galilleu desenvolveu o seu próprio telescópio astronómico «diz-se que sem nunca ter visto nenhum» e foi o primeiro a observar manchas solares, os quatro principais satélites de Júpiter e as fases de Vénus. As suas primeiras descobertas foram publicadas no Sidereus Nuncius (1610), manuscrito que causou sensação pela Europa inteira e entre 1619 e 1624, baseado no princípio do telescópio, começou a produzir microscópios ou occhialini como os designou.
Em 1632, Galileu publicou Dialogo Sopra i Due Massimi Sistemi del Mondo, onde produzia uma conversa entre três personagens: Salviati, Sagredo e Simplicius. Nesta obra, Galileu afirmou que a terra girava em torno do Sol, o que contrariava a teoria aceite pela Igreja Católica. Os Diálogos foram proibidos e Galileu foi interrogado diversas vezes. Apesar das ameaças de tortura, Galileu manteve as suas convicções sobre a teoria heliocêntrica, que segundo o Santo Ofício de Roma, era incompatível com a Sagrada Escritura. Galileu foi obrigado a negar publicamente a teoria copernicana e condenado a viver em prisão domiciliária em Arcetri, onde escreveu as obras Discorsi e dimonstrazioni matematiche intorno a due nuove scienze, Aattinenti alla meccanica e I movimenti locali, que foram secretamente publicadas na Holanda em 1638.
Diz a lenda que, quando foi julgado por heresia, em 1633, e forçado a abjurar a sua crença de que a Terra se movia à volta do Sol, Galileu teria murmurado: Eppur si muove (No entanto move-se).
Galileu Galilei,  morre em 8 de Janeiro de 1642, em Arcetri, completamente cego.
Em 1992 o Papa João Paulo II deu por encerrado o caso Galileu, reconhecendo que alguns elementos da Igreja haviam cometido erros neste processo.

O encerramento do Ano Internacional de Astronomia vai decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian, no Auditório 2. Do evento consta o lançamento do livro: Mensageiro das Estrelas de Galileu Galilei
JDACT/imagens de Mactutor.

Sem comentários:

Enviar um comentário