domingo, 14 de março de 2010

Equinócio da Primavera: 20 de Março de 2010, às 17h32min (hora legal)

(20 de Março de 2010, 17h 32min)

A palavra Equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa «noites iguais», ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol, alvorada, é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte e o pôr do Sol, crepúsculo ou ocaso, o instante em que o círculo solar se encontra metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.
Os Equinócios ocorrem nos meses de Março e Setembro. Definem as mudanças de estação. No Hemisfério Norte, a Primavera inicia-se em Março e o Outono em Setembro. No Hemisfério Sul dá-se o contrário, a Primavera começa em Setembro e o Outono em Março.
As datas dos equinócios variam de um ano para outro. Assim, num ano comum, tendo 365 dias e portanto mais curto, a hora do equinócio é cerca de seis horas mais tarde que no ano anterior. Entre um ano comum e o ano bissexto seguinte há um aparente atraso devido à intercalação do dia 29 de Fevereiro. Ao longo de cada sequência de três anos comuns, as datas tendem a adiantar-se um pouco menos de seis horas a cada ano.  Devido à órbita da Terra, as datas em que ocorrem os Equinócios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol, periélio, «viaja» mais velozmente do que quanto está mais longe, afélio.
Para comemorar esta data, o início da Primavera, deixo uma sugestão:
De várias formas o Oriente, à semelhança do Ocidente, celebra a chegada da Primavera.
Como exemplo, na Índia existe o Holi (festival das cores indiano) e, no Japão, o Hanami (observação das cerejeiras em flor). O Museu do Oriente desafia grandes e pequenos a irem fazer uma batalha de cores, como forma de darem as boas-vindas à Primavera. Como únicos requisitos, pedem que levem boa disposição e roupa usada… Vão ter outras surpresas… Por isso, não deixem de ir celebrar a chegada da estação mais florida do ano.
JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário