sexta-feira, 5 de março de 2010

José Cardoso Pires: A Palavra, a Memória e o Mundo

José Cardoso Pires (1925-1998) nasceu em Vila de Rei, freguesia de S. João do Peso. A sua experiência da vida boémia, da rua e da noite, resultou num conhecimento que transpôs para alguns dos seus livros. Fez trabalhos com jornalista e redactor de publicidade até se dedicar à vida de escritor. Trabalhou em registos tão diversos como o cinema e o teatro. Os seus romances mais emblemáticos foram O Delfim (1968), Balada da Praia dos Cães (1982) e Alexandra Alpha (1987); como sátira, publicado em 1972, o Dinossauro Excelentíssimo; como ensaio a Cartilha do Marialva.
José Cardoso Pires é um ícone na literatura contemporânea portuguesa. Tem uma vasta obra literária. Em 1997 foi galoardo com o prémio Pessoa e, em 1998, com um prémio de reconhecimento por toda a sua obra literária. A sua obra tornou-se diversificada, mas sempre dentro de uma preocupação de intervenção crítica e da procura de identidade do homem. 
Em 1963 foram fundidos os dois livros Os Caminheiros e Outros Contos e Histórias de Amor, com prefácio do autor, dando origem ao livro de contos intitulado Jogos de Azar.
JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário