segunda-feira, 29 de março de 2010

Salvador Dali: O surrealismo, a excentricidade do «bigode»

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, (1904-Figueres-1989), foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista.
O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres da Renascença. O seu trabalho mais conhecido «A Persistência da Memória», foi concluído em 1931. 
Dalí fotografado por Roger Higgins em 1968
Dalí tinha uma reconhecida tendência para atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, incomodando os críticos de arte, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho artístico
Os seus colegas elogiavam os quadros, onde fez experiências com o cubismo. Fez também experiências com o Dadaísmo, que provavelmente influenciou todo o seu trabalho.


Dali foi amigo do poeta Federico García Lorca e de Luis Buñuel. Dalí foi expulso da Academia em 1926, altura em que criou a realista pintura «Cesto de Pão». Ainda desconhecido ilustrou o poema «Les bruixes de Llers» (As bruxas de Llers) do poeta Carles Fages de Climent.
Na sua primeira viagem a Paris contactou com Pablo Picasso. Nos anos seguintes, realizou uma série de trabalhos fortemente influenciados por Picasso e Miró, enquanto ia desenvolvendo o seu estilo próprio. Algumas tendências no trabalho de Dalí que iriam permanecer ao longo de toda a sua carreira já eram evidentes na década de 20. As exposições em Barcelona despertaram grande atenção e uma mistura de elogios e debates. Nesta época, Dalí deixou crescer o bigode, que se tornou emblemático a ele, estilo baseado no pintor do século XVII espanhol Diego Velázquez.
Conhece Gala Éluard (cujo nome verdadeiro é Elena Ivanovna Diakonova (1894-1982), uma imigrante russa dez anos mais velha, casada na época com o poeta surrealista Paul Éluard.
Em 1960, Dalí começou a trabalhar no Teatro-Museum Salvador Dalí, na sua terra natal, em Figueres. Foi o projeto de maior vulto de toda a sua carreira e o principal foco de suas energias até 1974, embora continuasse a fazer acrescentos até meados dos de 1980.
Gala morre em 1982 e desde então, Dalí ficou profundamente deprimido e desorientado, perdendo toda a vontade de viver. Após vários acontecimentos, passa a viver no seu teatro-museu.
Salvador Dali morre em 1989 com 84 anos e está sepultado na cripta do seu Teatro-Museu Dalí, em Figueres.
DistantMirrors/Wikipédia/JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário