sexta-feira, 26 de março de 2010

Vinicius de Moraes: Um «poetão» diplomata

(1913-1980)
Cortesia consciarte



Vinicius de Moraes nasceu na cidade do Rio de Janeiro e foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro. Poeta essencialmente lírico, o poetão (para mim), embora ficasse conhecido com o cognome de «poetinha», notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boémio, fumador e apreciador de bebidas alcoólicas (uísque). De acordo com as revistas «cor de rosa» era conhecido por ser um grande conquistador. Vinicius casou por nove vezes.
A obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetão teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell e Carlos Lyra.
No final de 1968 foi afastado da carreira diplomática tendo sido aposentado compulsivamente pelo AI-5. No entanto, a Câmara dos Deputados aprovou, no pp mês de Fevereiro de 2010, a promoção póstuma do poeta ao cargo de «ministro de primeira classe» do Ministério dos Negócios Estrangeiros, equivalente a embaixador, que é o cargo mais alto da carreira diplomática.
 Do encontro entre Vinícius e Tom nasceria uma das mais fecundas parcerias da música brasileira, que a marcaria definitivamente. Os dois compuseram a trilha sonora, que incluía «Lamento no Morro», «Se Todos Fossem Iguais A Você», «Um Nome de Mulher», «Mulher Sempre Mulher» e «Eu e Você» e foram lançadas em disco por Roberto Paiva, Luiz Bonfá e Orquestra. Além destas canções, a dupla Vinicius e Tom compuseram, entre outros clássicos, «A Felicidade», «Chega de Saudade», «Eu Sei Que Vou Te Amar», «Garota de Ipanema», «Insensatez», entre outras belas canções.
«Chega de Saudade» foi uma canção fundamental do movimento Bossa Nova, especialmente porque o álbum contou com a participação de um jovem tocador de violão, caracterizado por um novo ritmo, que marcou dum modo definitivamente a Bossa Nova e qua a tornou famosa a nível mundial. João Gilberto foi o homem do violão. A importância do disco «Canção do Amor Demais» foi referência para Chico Buarque e Caetano Veloso, de entre outros.
Vinicius de Moraes continua a ser um vulto da música brasileira. Um poetão embaixador.

 
JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário