sexta-feira, 5 de março de 2010

Dórdio Gomes: Um pintor de Arraiolos


Simão César Dordio Gomes, nasceu na vila alentejana de Arraiolos a 26 de Julho de 1890. Estuda na Escola de Belas-Artes de Lisboa a partir dos 12 anos e teve como mestres Luciano Freire e de modo mais marcante Veloso Salgado. Em 1910 venceu o concurso para estudos no estrangeiro, legado Valmor, e parte para Paris onde trabalha na Académie Julien (atelier Jean-Paul Laurens).
Regressou a Portugal onde viveu no Alentejo entre 1912 e 1920, regressando de novo a Paris onde se estabeleceu até 1926. É desta altura que data uma das suas obras mais célebres, presente na colecção do Museu Soares dos Reis no Porto: Casas de Malakoff.
Entre 1933 e 1960 exerceu funções de professor na Escola de Belas-Artes do Porto. O suas teorias foram determinantes para a renovação do ensino, formando uma geração de artistas modernos que se destacam nas décadas seguintes. A vinda para o Porto, marcou uma nova fase na sua obra: abandona a luminosidade agressiva e contrastante com que pintava a paisagem alentejana e utiliza uma outra, mais suave e difusa.
Foi distinguido com inúmeros prémios e distinções no país e no estrangeiro.
Faleceu a 22 de Julho de 1976, na cidade do Porto.
JDACT
Imagens: looking4good.wordpress.com; images.google.pt 

Sem comentários:

Enviar um comentário