quinta-feira, 18 de março de 2010

Charles Darwin: Um convite a uma visita virtual

(1809-1882) tela de G. Richmond
Charles Darwin foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propôr uma teoria para explicar como ela se dá por meio da selecção natural e sexual. Foi laureado com a medalha Wollaston concedida pela Sociedade Geológica de Londres.
A sua viagem de cinco anos a bordo do brigue HMS Beagle e escritos posteriores trouxeram-lhe reconhecimento como geólogo e fama como escritor. As suas observações da natureza levaram-no ao estudo da diversificação das espécies e, em 1838, ao desenvolvimento da teoria da Selecção Natural.
No seu livro «A Origem das Espécies» (do original inglês, On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life), ele introduziu a ideia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de selecção natural.


 A viagem a bordo do brigue HMS Beagle durou quatro anos e nove meses, dois terços dos quais Darwin esteve em terra firme. Ele estudou uma enorme variedade de características geológicas, fósseis, organismos vivos e conheceu muitas pessoas, entre nativos e colonos. Darwin fez uma colecção de inúmeras espécimes, muitos dos quais novos para a ciência. Isto estabeleceu a sua reputação como um naturalista e fez dele um dos precursores do campo da Ecologia. As anotações detalhadas mostraram o dom para a teorização e formaram a base para os seus trabalhos posteriores.
A Fundação Calouste Gulbenkian elaborou  uma exposição, no ano de 2009, a que deu o nome de «A evolução de Darwin». É um convite a uma visita virtual.
http://www.gulbenkian.pt/section119artId1632.html

Sem comentários:

Enviar um comentário