sexta-feira, 12 de março de 2010

Castro de Alvarelhos: Monumento Nacional


O Castro de Alvarelhos localiza-se na freguesia de Alvarelhos, no maciço montanhoso denominado por serra de Santa Eufémia, correspondendo a um dos relevos intermédios da sua franja este, que desce para o vale onde corre um afluente do rio Ave. O Castro (Imagem 1, 2, 3, 4, 5) está inserido no concelho de Trofa e distrito do Porto. Está classificado pelo IPPAR como Monumento Nacional desde 1910.
Trata-se de um povoado fortificado, construído durante a Idade do Bronze Final que veio a ter importância fulcral após a conquista da Península Ibérica. Neste local a presença humana deixou várias marcas do período castrejo, romano e medieval. A administração romana decidiu construir um dos eixos estruturantes do território da Trofa - a estrada que ligava o Porto (Cale) a Braga (Bracara Augusta). 
Os vestígios arqueológicos inventariados incluem, tesouros monetários, um capitel e um fragmento de coluna. Terá existido uma edificação termal e estruturas do tipo domus. O povoado foi alvo de várias campanhas arqueológicas ao longo do tempo.
Wikipédia/JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário