quinta-feira, 4 de março de 2010

Municipium de Ammaia: Património Romano no Nordeste Alentejano


Com este trabalho de pesquisa de 2001, Municipium de Ammaia, Património Romano no Nordeste Alentejano, pretendo divulgar a área abrangente, a história, esplendor e ruína desta cidade, reportando-me ao tempo do domínio romano. Pôr a descoberto os vestígios desta herança do passado, que me propus pesquisar e compreender. Dar a conhecer tamanha riqueza é meu grande objectivo.
Associado ao conhecimento deste legado histórico, está a localização e Natureza envolvente. O espaço ocupado pela cidade, em pleno Parque Natural da Serra de S. Mamede, é duma beleza intacta, onde o ar é puro, a água cristalina e o nosso olhar se perde deliciando-se com a paisagem que nos transporta para o Sonho.
Um trabalho com estas características não pode dissociar-se da projecção pedagógica. Um profissional da educação tem a obrigação de tratar esta vertente junto dos seus alunos, com a finalidade de os educar para o modo como devem conhecer, respeitar e estimar o Património. De pequeno se começa, em jovem se consolida, em adulto entende-se e dá-se o contributo para a sua defesa.
MLCT/Marvão.
Imagem: Desenho do arqueólogo, Prof. Jorge Oliveira.

Sem comentários:

Enviar um comentário