sexta-feira, 15 de junho de 2018

A Mensagem dos Construtores de Catedrais. Christian Jacq. «Curiosamente, Alexandria, a Grega, Alexandria ad Aegyptum, isto é, na margem, à beira do Egipto, não se esquece que as tradições faraónicas estavam mesmo ali ao lado»

jdact

Do Tempo das Pirâmides ao Tempo das Catedrais. Viagens ou Comunhão de Espírito?
«(…)
O falso problema do paganismo
Princípio dos ensinamentos para abrir o espírito,
instruir o ignorante,
e fazer conhecer tudo o que existe,
tudo o que Pta (deus dos artesãos) criou,
tudo o que Thot transcreveu,
o céu com os seus elementos,
a terra e o seu conteúdo,
o que vomitam as montanhas,
o que é arrastado pelo rio,
o que a Luz ilumina,
tudo o que brota do dorso da terra...,

As primeiras linhas destes ensinamentos da autoria do sábio egípcio Amenemope teriam podido ser redigidas por um Mestre de Obras da Idade Média. A mesma inquietação, o mesmo sentido da vida, a mesma missão a cumprir. Uma análise rápida e muito facilmente aceite consiste em opor religião revelada a religião dita pagã. Esta análise é fruto da dogmática romana, não da visão profunda dos homens da Idade Média. Para eles, Deus está em todos os tempos e em todos os lugares. Os Antigos ouviram a Sua voz; assim devemos nós prestar atenção à voz dos Antigos.

A matéria-prima, síntese de todas as formas vitais, da mais animal à mais humana: suporte da Grande Obra, seja ela alquimia ou catedral.

A religião pagã é, no seu sentido etimológico, a religião dos campos. Foi ela que a Roma administrativa e jurídica tentou destruir. Tentativa vã porque a cristandade medieval repousa sobre uma sociedade agrícola onde a natureza desempenha o papel principal. A arte cristã da Idade Média á também ela uma arte pagã. Quando o Mestre de Obras instala o altar no centro da catedral, está perfeitamente consciente de que a pedra fundamental que assenta representa todos os altares dos Antigos que o precederam. A prova desta consciência da Tradição esotérica é-nos dada pelo ritual de consagração do altar. Quando o realiza, o celebrante invoca Deus e dirige-lhe um apelo preciso: que o Criador abençoe a pedra sacrificial que já foi venerada por Abel, o rei-sacerdote Melquisedech, Isaac e Jacob. Assim se reúnem as diferentes expressões religiosas na unidade do culto celebrado no interior da catedral.

O Egipto, Centro do Mundo
O Egipto não se situa em África (?). Ou, pelo menos, não apenas em Africa. Se é verdade que as influências do continente negro são importantes para a elaboração da civilização egípcia, não é menos verdade que os egípcios são semitas ou uma raça aparentada. No ponto da convergência entre o Médio Oriente e o Ocidente, o Egipto foi, durante um considerável número de séculos, o centro do mundo, tendo-se tornado, logicamente, o ponto do globo onde se encontraram as antigas sabedorias e o cristianismo nascente. A Didascália, primeira grande escola, de teologia cristã, nasceu em Alexandria, a Grande, que acolhia com agrado pesquisas espirituais como o hermetismo, o gnosticismo ou o maniqueísmo. A mitologia greco-romana registou a espiritualidade dos faraós e, impregnada destes significados antiquíssimos, passou para a mitologia, dos pensadores medievais.
Durante os primeiros séculos da nossa era, bastante perturbada pelas convulsões da sociedade, os que possuíam a Sabedoria estavam, na sua maioria, afastados da direcção dos assuntos deste mundo. Para se manterem a salvo dos poderes políticos e doutrinais que se sucediam, tinham de falar de maneira hermética, de começar a viver segundo o princípio das sociedades secretas no interior de uma sociedade que já não era uma civilização. Tanto no Médio Oriente como no Ocidente, as comunidades tomaram em mãos a herança simbólica dos Antigos e continuaram a difundi-la. A gnose, fundamento do cristianismo primitivo, constituía um quadro favorável para preservação do esoterismo, apesar da hostilidade de alguns bispos mais preocupados com o poder pessoal que com o Conhecimento.
Curiosamente, Alexandria, a Grega, Alexandria ad Aegyptum, isto é, na margem, à beira do Egipto, não se esquece que as tradições faraónicas estavam mesmo ali ao lado. A redacção e a difusão dos Evangelhos foram uma oportunidade para os sábios de Alexandria incluírem nos seus textos numerosos símbolos e mitos egípcios. O grande porto do Baixo Egipto foi para os cristãos de todas as tendências um fórum cultural onde todas as experiências podiam ser ensaiadas. Esta atitude correspondia perfeitamente ao espírito dos egípcios, que sabiam acolher as ideias novas preservando as palavras dos antigos». In Christian Jacq, Le Message des Constructeurs de Cathédrales, Éditions du Rocher, 1980, A Mensagens dos Construtores de Catedrais, Instituto Piaget, Romance e Memória, Lisboa, 1999, ISBN 972-771-129-4.

Cortesia  de IPiaget/JDACT