terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dante Alighieri: Poema épico. Um poema que narra uma odisseia pelo Inferno, Purgatório e Paraíso. Dante, o personagem da história, é guiado pelo inferno e purgatório pelo poeta Virgílio, e no céu por Beatriz

(1265-1321)
Florença, Itália
Por  Sandro Botticelli
Cortesia de wikipédia

Dante Alighieri foi um escritor, poeta e político italiano. É considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, definido como «il sommo poeta» (o sumo poeta). Dante, na verdade, é uma abreviação de seu real nome, Durante.

Foi muito mais do que apenas um literato. Numa época onde apenas os escritos em latim eram valorizados, redigiu um poema épico e teológico, La Divina Commedia (A Divina Comédia), que se tornou a base da língua italiana moderna e culmina a afirmação do modo medieval de entender o mundo. Nasceu em Florença, onde viveu a primeira parte da sua vida até ser injustamente exilado. Apesar dessa condição,  o seu amor incondicional e capacidade visionária transformaram Dante no mais importante pensador de sua época.

O Museu em Florença
Cortesia de wikipédia
Escritor italiano. Estuda Teologia e Filosofia e conhece profundamente os clássicos latinos e os filósofos escolásticos. Pertencente ao Partido Guelfo, luta na Batalha de Campaldino contra os Gibelinos. Cerca de 1300 inicia a carreira diplomática e, em 1302, é encarcerado por causa das suas actividades políticas. Inicia-se então a segunda etapa da sua vida. O exílio definitivo, pois não dá acolhimento às amnistias de 1311 e 1315. Afastado de Florença, vive em Verona e em Lunigiana. Posteriormente, e seguindo as vicissitudes da política dos principados italianos, reside também em Ravena, onde morre.
Apesar de ser casado, Beatriz, dama florentina, é o seu amor platónico e a personagem central da sua obra.
Cortesia de wikipédia
A Vida Nova é uma colecção de sonetos e canções dedicada à sua dama idealizada, Beatriz. Mas a grande obra de Dante é a Divina Comédia, grandioso poema alegórico, filosófico e moral que resume a cultura cristã medieval. A sua estrutura reproduz as concepções cosmológicas e teológicas da época. É uma obra de rica simbologia mística. Beatriz, convertida em ideia espiritual após a sua morte, personifica a teologia ou sabedoria divina, com a qual a alma percorre as vias da razão até alcançar a graça e a união com Deus. Mas tudo isso está impregnado das ideias e crenças de Dante, das suas recordações e esperanças, dos seus amores e ódios, da poderosa inspiração e da personalidade deste formidável escritor.
 
 
Cortesia de stelle
A obra é uma história narrada em versos, que descreve uma viagem pelo Inferno, Purgatório e Paraíso. Os três livros que formam a Divina Comédia são divididos em 33 cantos cada, com aproximadamente 40 a 50 tercetos, que terminam com um verso isolado no final. O Inferno possui um canto a mais que serve de introdução a todo o poema. No total são 100 cantos. Os lugares descritos por cada livro (o Inferno, o Purgatório e o Paraíso) são divididos em 9 círculos cada, formando no total 27 (3 x 3 x 3) níveis. A Divina Comédia excerceu grande influência em poetas, músicos, pintores, cineastas e outros artistas nos últimos 700 anos.
Cortesia de stelle
 
Dante escreveu a «Comédia» no seu dialeto local. Ao criar um poema de estrutura épica e com propósitos filosóficos, Dante demonstrava que a língua toscana (muito aproximada do que hoje é conhecido como língua italiana, ou língua vulgar, em oposição ao latim, que se considerava como a língua apropriada para discursos mais sérios) era adequada para o mais elevado tipo de expressão, ao mesmo tempo que estabelecia o Toscano como dialecto padrão para o italiano.
Outras obras importantes do autor são:
  • De Vulgari Eloquentia;
  • Vita Nova (onde narra a história do seu amor por Beatriz);
  • Le Rime (Canzoniere);Il Convivio (de carácter filosófico);
  • De Monarchia (onde expõe as suas ideias políticas);
  • As Epístolas, Éclogas e Quaestio de aqua et terra (obras consideradas menores).
Beatriz Portinari foi, segundo alguns críticos literários, a figura histórica que inspirou o personagem Beatriz, de Dante.

Cortesia de seguindopassoshistoria

Um anjo clama na razão divina,
E diz: "Senhor, entende-se, no mundo,
Que seja maravilha o que provém
De uma alma tal que até no céu resplandece".
E o Céu, que não possui outro defeito
Que o de não tê-la, ao seu senhor pede,

Depois da morte de Beatriz, diz o poeta:

Que de sua humildade a luz intensa
Atravessou os céus com tanta força
Que ao eterno senhor fez maravilha
Tal que o doce desejo
Lhe veio de chamar tanta virtude;
E fê-la ir habitar junto de si,
Pois viu que esta vida tormentosa
Não merecia coisa tão gentil.


Dante no Exílio
Anónimo.
Archivo Iconográfico S. A., Itália. 
Corbis Image Collections

Cortesia de wikipédia/JDACT