segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Alberto Caeiro: O Guardador de rebanhos. «Eu não tenho filosofia: tenho sentidos... Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é. Mas porque a amo, e amo-a por isso»

Cortesia de olhares

Falaram-me os Homens em Humanidade

Falaram-me os homens em humanidade,
Mas eu nunca vi homens nem vi humanidade.
Vi vários homens assombrosamente diferentes entre si.
Cada um separado do outro por um espaço sem homens.
Alberto Caeiro, Heterónimo de Fernando Pessoa, in «Fragmentos»


A Manhã Raia

A manhã raia. Não: a manhã não raia.
A manhã é uma coisa abstracta, está, não é uma coisa.
Começamos a ver o sol, a esta hora, aqui.
Se o sol matutino dando nas árvores é belo,
É tão belo se chamarmos à manhã «Começarmos a ver o sol»
Como o é se lhe chamarmos a manhã,
Por isso se não há vantagem em por nomes errados às coisas,
Devemos nunca lhes por nomes alguns.
Alberto Caeiro, Heterónimo de Fernando Pessoa, in «Poemas Inconjuntos»

Cortesia de badesigner 

Cortesia de O Citador/JDACT