quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Fascínios da Matemática: O Triângulo de Pascal, a Sucessão de Fibonacci e a Fórmula Binomial


Cortesia de akidsmia
Com a devida vénia a Theoni Pappas, The Joy of Mathematics, Fascínios da Matemática, editora Replicação, Lda, 1ª edição, Junho de 1998, ISBN 972-570-204-2.

Blaise Pascal (1623-1662) foi um famoso matemático francês que se poderia ter tornado num dos maiores matemáticos de sempre, se não fossem as suas crenças religiosas, a sua saúde débil e a sua falta de interesse em aprofundar exaustivamente qualquer tópico matemático.

Cortesia de ekonoklasta
O pai, receando que o filho partilhasse o seu interesse entusiástico pela matemática (Etienne Pascal tinha um interesse exacerbado pela matemática e a curva conhecida por caracol de Pascal tem esta designação devido a si e não ao seu filho) e pretendendo que ele desenvolvesse um campo de estudos mais amplo, desencorajou-o inicialmente de estudar matemática, de modo a proporcionar-lhe a formação de outros interesses. No entanto, com doze anos de idade, Pascal mostrou-se de tal modo dotado para a geometria que, a partir dessa altura, as suas inclinações pela matemática passaram a ser incentivadas. Revelou-se muito talentoso e, aos dezasseis anos, escreveu um ensaio sobre cónicas que espantou muitos matemáticos. Desse trabalho constava um teorema que passou a ser conhecido como Teorema de Pascal e que, no essencial, afirma que os lados opostos de um hexágono inscrito numa cónica intersectam-se em três pontos colineares. Aos dezoito anos inventou uma das primeiras máquinas de calcular mas, por essa altura, começou a ter graves problemas de saúde e fez uma promessa a Deus de desistir do estudo da matemática. Contudo, três anos mais tarde, escreveu ainda um trabalho sobre o triângulo de Pascal e sobre as suas propriedades. Na noite de 23 de Novembro de 1654, Pascal passou por uma experiência de natureza religiosa que o intimou a dedicar a sua vida à teologia e a abandonar o estudo da matemática e da ciência. Excepto por um breve período, entre 1658 e 1659, Pascal nunca mais estudou matemática.

A matemática tem a particularidade de relacionar ideias que, à primeira vista, parecem completamente independentes. É o que se passa com o triângulo de Pascal, com a sucessão de Fibonacci e com a fórmula binomial de Newton.
Cortesia de uniblog
O triângulo de Pascal, a sucessão de Fibonacci e a fórmula binomial de Newton estão todas interligadas, tal como se encontra ilustrado no desenho. As somas dos números dispostos ao longo das diagonais do triângulo de Pascal geram a sucessão de Fibonacci.
Por outro lado, cada linha do triângulo de Pascal representa os coeficientes do desenvolvimento de uma determinada potência do binómio (a + b).

Por exemplo:


Cortesia de Theoni Pappas

Cortesia de Theoni Pappas/JDACT