quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Canaletto: Pinta, com amplas perspectivas, vistas dos canais venezianos. Nelas representa praças, pontes, gôndolas e personagens com minuciosidade e grande riqueza de cor

(1697-1768)
Veneza
Cortesia de FC

Canaletto, de seu verdadeiro nome Giovanni Antonio Canal foi um artista famoso pelas suas paisagens urbanas de Veneza. Era filho do pintor Bernardo Canal, daí o nome Canaletto. Em 1746 mudou-se para Londres, onde se dedicou a pintar paisagens inglesas.


Cortesia de wgahu
Pintor veneziano. Canaletto (Antonio Canal) faz parte da escola veneziana do século XVIII de pintores paisagistas criada por Luca Carlevaris. De facto, é o representante mais destacado e popular desta escola. Inicialmente pinta paisagens urbanas em Roma, influenciado por Panini, e posteriormente na sua cidade natal, com a característica luminosidade e riqueza cromática da escola veneziana. Pinta, com amplas perspectivas, vistas dos canais venezianos. Nelas representa praças, pontes, gôndolas e personagens com minuciosidade e grande riqueza de cor. Respeita sempre as regras da perspectiva e recreia-se nas formas fechadas por traços bem definidos. Durante dez anos vive em Londres, onde a sua pintura desfruta de grande aceitação.

 Cortesia de wgahu

O preciosismo então em voga inspira-lhe vistas mais formalistas, mas sem perder nunca o esplendor das suas vistas venezianas. Há que citar entre as suas obras O Doge sobre o Bucentauro, A Igreja de La Salute, A Entrada do Grande Canal, A Ponte de Rialto e uma notável quantidade de Vistas de Veneza (omnipresentes nas grandes colecções britânicas). Além disso, deixa excelentes desenhos e gravuras.

 Cortesia de wgahu

Com a amizade de FC
Cortesia da Web Galery of Art/JDACT