domingo, 24 de outubro de 2010

Almeida Garrett: Teatro I. Um Auto de Gil Vicente. «Mas eu não quis só fazer um drama, sim um drama de outro drama, e ressuscitar Gil Vicente a ver se ressuscitava o teatro»


Cortesia de portoeditora

Cortesia de evanog

A primeira obra de Almeida Garrett no plano de reinvenção do teatro português. Para tal, o autor foi buscar Gil Vicente e a tradição vincentina.
A obra inclui como personagens, Bernardim Ribeiro, Garcia de Resende, Gil Vicente e sua filha Paula Vicente, e o rei D. Manuel I para a evocar um passado de grandezas, não só materias, mas também do teatro nacional.

Cortesia de cercarte
O Auto de Gil Vicente foi representada pela primeira vez no teatro da Rua dos Condes, em 1838 em Lisboa, mas publicado apenas em 1841 em conjunto com Mérope.

Cortesia de anaicfer
Drama histórico da autoria de Almeida Garrett, representado pela primeira vez em Agosto de 1838, no Teatro da Rua dos Condes, e publicado posteriormente em volume. No prefácio teórico do autor, este debate o problema do declínio da arte dramática em Portugal e defende a urgência de se fazer ressuscitar o teatro nacional, projecto a que a obra se encontra concretamente ligada: «o drama de Gil Vicente que tomei para título deste não é um episódio, é o assunto mesmo do meu drama; é o ponto em que se enlaça e do qual se desenlaça depois a acção; (...) Mas eu não quis só fazer um drama, sim um drama de outro drama, e ressuscitar Gil Vicente a ver se ressuscitava o teatro».

Nesta peça, evoca-se a corte de D. Manuel I e as duas grandes individualidades literárias que nela evoluíram: Bernardim Ribeiro (representante da poesia aristocrática) e Gil Vicente (defensor do teatro). Almeida Garrett conseguiu a proeza de abordar o Teatro através do teatro, tendo como pano de fundo os ensaios para a peça Cortes de Júpiter, escrita por Gil Vicente para celebrar a partida da Infanta D. Beatriz para Sabóia, onde se casaria com Carlos III.

Cortesia de cercarte
«A peça é dividida em 3 actos, sendo que cada um se desenrola num espaço diferente. O primeiro passa-se em Sintra onde Pêro Çafio, um dos frequentes actores das peças de Gil Vicente, ensaia a sua participação nas Cortes de Júpiter. É então que surge Bernardim Ribeiro a quem Çafio confidencia que durante a representação, uma moura de nome Taes, envergando uma máscara, entregaria um anel a D. Beatriz. Bernardim, apaixonado por D. Beatriz, arquitecta o plano de assumir a personagem de Taes para se poder aproximar da Infanta. No mesmo acto, contracenam Paula Vicente e Dona Beatriz, confessando esta última o grande amor que nutre pelo poeta de Menina e Moça.

Cortesia de cm-alcacerdosal
No segundo acto, desenrolado nos Paços da Ribeira, assistem-se aos preparativos da representação: Gil Vicente e Paula Vicente não gostam do ensaio de Joana do Taco, destacada para interpretar Taes. Bernardim aparece disfarçado e pede para falar com Gil Vicente, pedindo-lhe o papel da moura. Mediante a interferência de Paula, Gil acede. Inicia-se a apresentação da peça com a presença de D. Manuel I e dos altos dignatários da Corte, entre os quais Garcia de Resende. Quando Bernardim entra em cena, modifica as falas da moura, conferindo-lhes um grande lirismo. O Rei percebe que se trata de Bernardim e manda interromper a representação, retirando-se com enfado, sem se aperceber que D. Beatriz tinha desmaiado.

Cortesia de flickr
O terceiro acto passa-se a bordo do Galeão Santa Catarina que levará a Infanta ao seu destino. D. Manuel vem despedir-se da sua filha e traz consigo Chatel, o seu Secretário, que demonstra algumas desconfianças sobre a postura da Infanta. Por intermédio de Paula Vicente, Bernardim consegue visitar D.Beatriz a quem declara o seu amor». In Infopédia. Um Auto de Gil Vicente. Porto: Porto Editora, 2003-2010. 
 http://www.infopedia.pt/$um-auto-de-gil-vicente>.

Cortesia de Infopédia/wikipédia/JDACT