quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Aleijadinho. António Francisco Lisboa: Com um estilo relacionado ao Barroco e ao Rococó, é considerado pela crítica brasileira como o maior expoente da arte colonial no Brasil. Para alguns estudiosos estrangeiros é o maior nome do Barroco americano


(1730/1738-1814)
Ouro Pedro, Brasil
Cortesia de wikipedia/museualeijadinho 

António Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, foi um importante escultor, entalhador e arquitecto do Brasil colonial. Pouco se sabe sobre a sua biografia, que permanece até hoje envolta em cerrado véu de lenda e controvérsia, transformando-o em herói nacional. A principal fonte documental sobre o Aleijadinho é uma nota biográfica escrita somente cerca de 40 anos depois da sua morte.
Toda a sua obra, entre talha, projectos arquitectónicos, relevos e estatuária, foi realizada em Minas Gerais, especialmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Congonhas. Os principais monumentos que contém obras são a Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Com um estilo relacionado ao Barroco e ao Rococó, é considerado pela crítica brasileira como o maior expoente da arte colonial no Brasil. Para alguns estudiosos estrangeiros é o maior nome do Barroco americano, merecendo um lugar destacado na história da arte do ocidente.


Cortesia de wikipedia/museualeijadinho 
Aleijadinho trabalhou durante o período de transição do Barroco para o Rococó. O Barroco, surgido na Europa no início do século XVII, foi um estilo de reação contra o classicismo do Renascimento, cujas bases conceituais giravam em torno da simetria, da proporcionalidade e da contenção, racionalidade e equilíbrio formal. Assim, a estética barroca primou pela assimetria, pelo excesso, pela expressividade e pela irregularidade. Além de uma tendência puramente estética, esses traços constituíram uma verdadeira forma de vida e deram o tom a toda a cultura do período: 
  • uma cultura que enfatizava o contraste,
  • o conflito e o dinâmico,
  • o dramático e a dissolução dos limites, junto com um gosto acentuado pela opulência de formas e materiais, tornando-se um veículo perfeito para a Igreja Católica da Contra-Reforma e as monarquias absolutistas. 
As estruturas monumentais erguidas durante o Barroco, como os palácios e os grandes teatros e igrejas, buscavam criar um impacto de natureza espectacular e exuberante, propondo uma integração entre as várias linguagens artísticas. Como ocorre com outros artistas coloniais, a identificação das obras do Aleijadinho é dificultada pelo facto dos artistas da época não assinarem as suas obras e pela escassez de fontes documentais.


Cortesia de wikipedia/museualeijadinho
 Na actualidade, sabe que o estilo «típico de Aleijadinho» criou escola, sendo continuado por grande número de escultores mineiros e copiado por santeiros da região. Tal estilo foi descrito por Silvio de Vasconcellos como apresentando os seguintes traços:
  • Posicionamentos dos pés em ângulo próximo do recto;
  • Panejamentos com dobras agudas;
  • Proporções quadrangulares das mãos e unhas, com o polegar recuado e alongado e indicador e mínimo afastados, anular e médio unidos de igual comprimento;
  • nas figuras femininas os dedos afunilam-se e ondulam;
  • Queixo dividido por uma cova;
  • Boca entreaberta e lábios pouco carnudos, mas bem desenhados;
  • Nariz afilado e proeminente, narinas profundas e marcadas;
  • Olhos rasgados de formato amendoado, com lacrimais acentuados e pupilas planas;
  • Bigodes nascendo das narinas, afastados dos lábios e fundidos com a barba;
  • Braços curtos, um tanto rígidos, especialmente nos relevos;
  • etc.
A investigadora Beatriz Coelho dividiu a evolução estilística em três fases:
  • a primeira, entre 1760 e 1774, quando é indefinido, à procura de uma caracterização;
  • a segunda, entre 1774 e 1790, quando ele se personaliza e as obras se definem pela firmeza e idealização;
  • a terceira, entre 1790 e a sua morte, quando a estilização chega a extremos, bem longe do naturalismo, tentando expressar a espiritualidade e o sofrimento.


Cortesia de wikipedia/museualeijadinho
Aleijadinho actuou como arquitecto, mas a extensão e natureza desta actividade são bastante controversas. Só sobrevive documentação relativa ao projecto de duas fachadas de igrejas, Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto e São Francisco de Assis em São João del-Rei, ambas iniciadas em 1776, mas cujos riscos foram alterados na década de 1770. A tradição oral sustenta que ele foi autor do projecto da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, mas a respeito dela só é documentada a sua participação como decorador, criando e executando retábulos, púlpitos, portada e um lavabo. Também criou, projectos para retábulos e capelas, que se enquadram mais na função do decorador-entalhador, ainda que tenham proporções arquitectónicas.

Cortesia do Museu do Aleijadinho/wikipedia/JDACT