domingo, 20 de fevereiro de 2011

Braga. Escadório do Bom Jesus do Monte: Haverá um percurso alquimista na escadaria? Parte V. «Pela audição, surgem todas as vozes da Natureza que fazem eco no interior do homem. A voz da sabedoria. Nesta fonte o símbolo touro pode ser interpretado como símbolo da bondade e força pacífica»

Cortesia de omundodacorrida

Com a devida vénia ao Gabriel e ao sítio Peregrinar/Maria cito algumas frases.

«O escadório dos cinco sentidos é uma alegoria ao corpo humano mas está longe de constituir uma elegia. Ao contrário ele representa a mundovisão católica sobre o seu carácter pecaminoso e efémero, acrescido de uma desmistificante narrativa sobre o carácter erróneo do conhecimento sensorial; se é pelos sentidos que «se deriva o princípio do nosso conhecimento», como escrevia um dos primeiros moralistas do Bom Jesus, a atitude do crente não pode ser passiva nem acrítica no acto de conhecer. É necessário ir além das ilusões da imagem, como dizia Santo Agostinho ou o Padre António Vieira. É necessário ir além de todos os dados imediatos da percepção, dizem sem cessar todas as fontes do Escadório dos Cinco Sentidos.
Tudo o que é sensorial é do domínio do reino animal e serão sempre animais a exemplificar nas várias fontes as capacidades de cada sentido como que a quererem dizer que não é essa a condição humana.

Cortesia de caminhosromanos/wikipedia

2ª fonte dos sentidos. Fonte da Audição
Símbolos: boi e touro. Ouvidos

A fonte da audição, está representada por uma figura que lança água pelos ouvidos. Por baixo três cabeças de boi.
«No seu estudo sobre a arte figurativa românica portuguesa, refere a representação de cabeças de boi, em várias igrejas, no primeiro modilhão das cornijas do lado oriental destas. Sobre a sua presença, afirma que «tais cabeças devem ter possuído certas faculdades propiciatórias, pois só assim se entende que figurem aos pares, a servir de consolas aos tímpanos na entrada das igrejas». In Manuel Real.

Cortesia de skyscrapercity
Boi. Podemos interpretá-lo como sendo símbolo da bondade, força pacífica. O boi é considerado na Ásia Oriental e na Grécia um animal sagrado, para ser oferecido nos sacrifícios. O boi, ou touro, representa também as paixões sensoriais existentes no Homem que deverão ser superadas no seu processo de crescimento interno. Não através da mera repressão do boi mas, antes, através de um delicado equilíbrio entre essas paixões e os seus componentes mais humanizados, de forma a vir a obter um todo ainda fértil, porém mais harmonioso.
O boi é geralmente um símbolo da fertilidade da terra, contrapondo-se em certa medida à fertilidade celestial, cujo primeiro símbolo é o carneiro (Áries). Enquanto símbolo de fertilidade, a figura bovina está presente em muitos mitos. No Egipto antigo, por exemplo, o boi Ápis era filho do primeiro raio matinal do deus-sol, , que fecundou a terra do fundo do rio Nilo, o grande responsável pela fertilidade das terras egípcias.

Nas mitologias da Antiguidade clássica este animal está fortemente associado à virilidade e poder masculinos. A forma dos cornos simbolizava a potência masculina. Na mitologia grega, Zeus transformou-se num touro para raptar e seduzir Europa.

Cortesia de obelogue 
Rei David - Orfeu/Idito - Audição - Esposa dos Cantares
A estátua central é de um jovem a tocar cítara com a inscrição: Idithum. Qui in cithara pro phetabat super confitentes et laudantes dominum. Paral. 25, 3. «Que cantava ao som da cítara, presidindo os que cantavam e louvavam o Senhor».

Orfeu. Personagem de um mito descrito de maneiras diferentes pelos poetas e obscurecido por numerosas lendas. Entretanto, Orfeu se destaca sempre como o músico por excelência que, com a lira ou a citara, apazigua os elementos desencadeados pela tempestade, enfeitiça as plantas, os animais, os homens e os deuses. Graças a esta magia da música, chega a obter dos deuses infernais liberação de sua mulher Eurídece, morta por uma serpente, quando fugia das investidas de Aristeu. Mas uma condição foi imposta:
  • que ele não a olhasse antes de ela voltar à claridade do dia. Em dúvida, no meio do caminho, Orfeu se vira, Eurídice desaparece para sempre. Inconsolável, Orfeu acaba os seus dias mutilado pelas mulheres trácias, cujo amor ele desdenhava.
À esquerda está a estátua do Rei David tocando Harpa e a legenda David. Auditui meo dabis gaudium et laetitiam. Psalm. 50. - «Ao meu ouvido darás gozo e alegria».
À direita a figura de uma mulher a tocar lira que diz esposa dos cantares. Sonet vox tua in auribus meis. Cant. 2 - «Tua voz soe aos meus ouvidos».


«É através da audição que surgem todas as vozes da Natureza que fazem eco no interior do homem. É a voz da sabedoria que penetra o homem tornando-o fecundo de uma nova vida, de uma capacidade criadora». In José Ramos, Peregrinar/Maria.
Associação aos 4 elementos:

Ouvidos (audição) – Ar – elemento Masculino
Boi (Touro) – Terra – elemento Feminino

Cortesia de Gabriel/Peregrinar/Maria/JDACT