sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Thomas Edison: Ficou conhecido como «The Wizard of Menlo Park», O Feiticeiro de Menlo Park. Quem ajudou a trazer a civilização da Era do Vapor para a Era da Eletricidade



(1847-1931)
Milan, Ohio, USA
Cortesia de yahoo 

Hoje, comemora-se o 164º aniversário de nascimento do inventor. 
Thomas Alva Edison foi um inventor e empresário dos USA que desenvolveu muitos dispositivos relevantes para a indústria em particular. Ficou conhecido como «The Wizard of Menlo Park», O Feiticeiro de Menlo Park. Um dos primeiros inventores a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção.

Cortesia de yahoo 
Thomas Edison registou mais de 1000 patentes, sendo considerado o maior inventor de todos os tempos. Não apenas mudou o mundo em que vivia, as invenções ajudaram a criar um outro muito diferente:
  • este mundo em que vivemos. O mundo onde há solidariedade, liberdade e fraternidade.
O fonógrafo foi só uma de suas invenções. Outra foi o cinetógrafo, a primeira câmara cinematográfica com o equipamento para mostrar os filmes que fazia. Edison também transformou o telefone, inventado por Antonio Meucci, num aparelho com maior funcionalidade. Fez o mesmo com a máquina de escrever. Trabalhou em projectos variados, como alimentos empacotados a vácuo e  um aparelho de raios X, p.e.. Acima de tudo, foi ele quem ajudou a trazer a civilização da Era do Vapor para a Era da Eletricidade.

Cortesia de yahoo
Entre as suas contribuições para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada eléctrica incandescente, o gramofone, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone. Edison é um dos precursores da revolução tecnológica do século XX. Teve também um papel determinante na indústria do cinema.
Inventa um equipamento electromecânico que transmite telegraficamente as cotações da bolsa de valores. Cria um aparelho que facilita as transmissões em código morse:
  • uma pena eléctrica que simplifica a duplicação em mimeógrafo.
O microfone de carvão, outro invento, torna possível as transmissões telefónicas. Aplica-se na investigação em telefonia, aperfeiçoa o fonógrafo, cria a primeira lâmpada incandescente com filamento de carvão. Trabalha já com uma grande equipe de profissionais, constrói o primeiro dínamo de alta potência. Patenteia muitas invenções, como o gerador de alto vácuo para a fabricação de lâmpadas, o contador de electricidade, o regulador de corrente para máquinas de soldar eléctricas.

Cortesia de yahoo
http://www.workersforjesus.com/dfi/785por.htm
http://inventors.about.com/library/inventors/bledison.htm

Cortesia de The Edison Innovation  Foundation/wikipedia/JDACT