sábado, 19 de fevereiro de 2011

Constantin Brancusi: Célebre escultor romeno e um dos principais nomes da vanguarda do modernismo. Destacam-se as esculturas «A Musa Adormecida, O Recém-Nascido e o Pássaro no Espaço»

(1876-1957)
Hobita/Pestiani, Roménia
Cortesia de esculturasmodernas

Constantin Brancusi, o mais célebre escultor romeno e um dos principais nomes da vanguarda do modernismo.
Foi aprendiz de carpinteiro, tendo estudado escultura em Bucareste. Posteriormente, viaja para Paris, onde fixa residência desde 1904 até à sua morte em 1957. A sua obra de juventude, embora influenciada pela de Rodin, denota um interesse pelas formas simples, contra uma modelação virtuosista e naturalista que caracterizava a escultura dessa época. A sua ruptura com a tradição clássica é estimulada pela descoberta da escultura primitiva (africana e oriental), onde reconhece qualidades de simplicidade e coerência formais e um vigoroso valor plástico.
A obra marcante deste período (1907-1909) é o «Beijo», datado de 1909. Tendo funções de monumento funerário, a escultura assume-se como um monólito vertical, simétrico, estático e intemporal, opondo-se conceptual e formalmente à escultura homónima de Rodin. Reconhece-se aqui uma importante valorização da materialidade e do carácter simbólico da arte.

Cortesia de jeffersonbessa
Desde a segunda década do século envereda por um caminho tendente à abstracção, utilizando materiais como o mármore polido ou o metal fundido, paralelamente à madeira e aos materiais pétreos que caracterizaram as anteriores produções. Nesta fase é possível distinguir um grupo de esculturas que representam variações sobre formas humanas e animais (normalmente de aves) que exprimem a essência profunda da sua realidade física. Destacam-se as esculturas «A Musa Adormecida», de 1927, «O Recém-Nascido», e o conhecido «Pássaro no Espaço», de 1925, no qual Brancusi tenta materializar, num gesto muito simples, o movimento do voo.

Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow


Outro aspecto do seu essencialismo é o encontro entre as formas e a referência sexual, como o revela a obra «Adão e Eva», de 1921. Embora mantendo referências figurativas, expressas nos títulos destas obras, a concentração em formas básicas, de simplicidade absoluta, aproxima-o da abstracção.

Cortesia de arquitetandonanet
Um dos momentos mais significativos da sua obra artística é o conjunto de esculturas que instala em Targu Jiu, na Roménia: a Porta do Beijo, a Coluna Sem Fim e a Tábua do Silêncio. In Infopédia. Porto Editora, 2003-2011.

Cortesia de Infopédia/JDACT