sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Giovanni Bellini: «Considerado como renovador da pintura da escola veneziana, movendo-a para um estilo mais sensual e policromático»

(c.1430-1516)
Veneza
Cortesia de leonidasxerxes

Giovanni Bellini, também conhecido com o nome de Giambellino, foi um pintor do Renascimento. O mais famoso de uma família de pintores de mesmo sobrenome, era cunhado e amigo de Mantegna, e teve Tiziano entre seus aprendizes. É considerado como renovador da pintura da escola veneziana, movendo-a para um estilo mais sensual e policromático. Pelo uso de cores claras de lenta secagem, Bellini criou sombras detalhadas, profundidade e ricos coloridos. As fluentes e coloridas paisagens tiveram um grande efeito no seu tempo.

Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow


Um intervalo de poucos anos separam as pinturas para o altar-mor de Frari e a Virgem do Doge Barbariga, em Murano das obras da igreja de São Zacarias em Veneza, talvez a mais bonita e imponente de todas, datada de 1505
Os últimos dez anos da vida do mestre mostram-no cercado de encomendas do que ele pode completar. Já nos anos 1501 a 1504Isabella Gonzaga de Mântua, famosa na época e retratada, inclusivé, por Leonardo Da Vinci, teve grande dificuldade em obter de Bellini uma Madona e os Santos, hoje perdida, e que tinha sido antecipadamente paga. Albrecht Dürer, visitando Veneza pela segunda vez em 1506, conta que Giambellino era ainda o melhor pintor na cidade.

Igreja de S. Zacarias, Veneza
Cortesia de wikipedia
Seu irmão Gentile morreu em 1507, tendo Giovanni completado o quadro Prece de São Marcos que este deixara inacabado. Em 1513 era o único mestre do Salão do palácio, empregando seu pupilo Tiziano como ajudante na conservação das obras. A última obra foi Festa dos Deuses, para o duque Afonso de Ferrara, mas morreu antes de terminar, tarefa legada a seus pupilos.

Cortesia de wikipedia

Cortesia de wikipédia/JDACT