sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Hieronymus Bosch: Considerado o primeiro artista fantástico. Especula-se que a sua obra terá sido uma das fontes do movimento surrealista do século XX

(1450-1516)
Hertogenbosch
Cortesia de wikipdia

Jeroen van Aeken, cujo pseudónimo é Hieronymus Bosch, e também conhecido como Jeroen Bosch, foi um pintor e gravador holandês dos séculos XV e XVI.
Muitos dos seus trabalhos retratam cenas de pecado e tentação, recorrendo à utilização de figuras simbólicas complexas, originais, imaginativas e caricaturais, muitas das quais eram obscuras mesmo no seu tempo. Pintores alemães como Martin Schongauer, Matthias Grünewald e Albrecht Dürer influenciaram a obra de Bosch. Apesar de ter sido quase contemporâneo de Jan van Eyck, o estilo de pintar era completamente diferente.
No entanto, especula-se que a sua obra terá sido uma das fontes do movimento surrealista do século XX, que teve mestres como Max Ernst e Salvador Dalí.

Cortesia de commons.wikimedia
Foi especulado, ainda que sem provas concretas, que o pintor terá pertencido a uma seita que na época se dedicava às ciências ocultas. Aí teria adquirido inúmeros conhecimentos sobre os sonhos e a alquimia, tendo-se dedicado profundamente a esta última. Por essa razão, Bosch teria sido perseguido pela maldita Inquisição. A obra também regista a influência dos rumores do «Apocalipse», que surgiram perto do ano de 1500.
Há dados que em 1504, Filipe o Belo da Borgonha, encomendou a Bosch um altar que deveria representar o Juízo final, o Céu e o Inferno. A obra, actualmente perdida, valeu ao pintor o reconhecimento e várias encomendas posteriores. Os primeiros críticos de Bosch conhecidos foram os espanhóis Filipe de Guevara e Pedro de Sigüenza.
Por outro lado, a grande abundância de pinturas de Bosch na Espanha é explicada pelo facto de Filipe II de Espanha ter colecionado avidamente as obras do pintor.


Bosch é considerado o primeiro artista fantástico.

Cortesia de wikipédia/JDACT