sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

José Bizarro. Feliciano Falcão. Memória Viva: «...foi, nos fins da década de cinquenta e nos princípios da de sessenta, o mestre de civismo, o exemplo de homem culto e o professor de humanismo mais importante que encontrei na vida»

Cortesia de edicoescolibri/cmportalegre 

A Memória do Dr. Feliciano Falcão
«Era então o tempo da minha adolescência. «Em Portalegre, cidade do Alto Alentejo, cercada...», vivíamos todos a pequenez das coisas permitidas. O cerco da cidade era o cerco do país. Por todos os lados, as mesmas «Serras» de negrume bloqueando o horizonte dos dias, os mesmos «ventos» derramando o bafio das verdades impostas, os mesmos «penhascos» de ferocidade e raiva vigiando toda a veleidade de transgressão da ordem estabelecida.

Portalegre era, por então, um mundo de «silêncios, de medos e de espantos», com sentinelas a toda a volta, vociferando contra a História e o seu sentido. Proibira-se o sonho e toda a esperança se tornara clandestina. Interditara-se a vida, reduzindo-a a dimensões pré-autorizadas.

Cortesia de falcaodejade
Foi no interior desse bloqueio que, na minha juventude, com outros moços da minha idade, tive o privilégio de conhecer e entrar em convivência diária - ou antes nocturna - com alguns homens perfeitamente excepcionais, a quem os então regedores da cidade nunca tinham sido capazes de vergar as consciências nem de silenciar as vozes.
Muito acima do medo generalizado, por sobre a mediocridade das circunstâncias e arrostando as vagas de fúria dos donos do tempo e dos seus serventuários, esse grupo de homens aprendera a sonhar outra vida e ensinava a vontade e a coragem para construí-la.

Cortesia de edicoescolibri/cmportalegre
Sempre fui, de facto, um privilegiado, na medida em que, nas minhas andanças através dos anos, deparei e fui amigo de uma bela colecção de gente, de qualidades excepcionais. Mas de uma coisa tenho de há muito a certeza: Feliciano Falcão foi, nos fins da década de cinquenta e nos princípios da de sessenta, o mestre de civismo, o exemplo de homem culto e o professor de humanismo mais importante que encontrei na vida.

Cortesia de edicoescolibri/cmportalegre
Profissional de altíssima competência largamente reconhecida; despretensioso e humano até à simplicidade mais depurada; culto e empenhado como só os homens verdadeiramente cultos o podem e sabem ser; generoso e fraterno até à amizade incondicional - o Dr. Feliciano Falcão foi, seguramente, uma das personalidades mais nobres e mais ricas do século passado de que essa «nossa» cidade de Portalegre se pode e deve orgulhar». In José Bizarro, Feliciano Falcão Memória Viva, coordenação de António Ventura.

Cortesia de Edições Colibri/JDACT