segunda-feira, 13 de junho de 2011

Eclipse Total da Lua: Observatório Astronómico convida interessados. «A lua vai estar "escondida" quando nascer na quarta-feira devido a um eclipse total, o único visível em Portugal, dos seis previstos para 2011. A partir das 20h30, inicia-se uma ação pública de observação»


Cortesia de wikipedia

«A lua vai estar "escondida" quando nascer na quarta-feira devido a um eclipse total, o único visível em Portugal, dos seis previstos para 2011.
A lua vai estar "escondida" quando nascer na quarta-feira devido a um eclipse total, o único visível em Portugal, dos seis previstos para 2011, e o Observatório Astronómico, em Lisboa, abrirá portas para o acompanhamento do fenómeno.

A partir das 20h30, inicia-se uma acção pública de observação, os telescópios da entidade vão estar virados para a lua e os seus especialistas em astrofísica ficam disponíveis para explicar os detalhes sobre os eclipses, explicou à agência Lusa o director do Observatório Astronómico de Lisboa.
Observatório Astronómico convida interessados.

Cortesia de wikipedia

Todos, principalmente os interessados em astronomia e os curiosos sobre estes assuntos, são convidados a deslocar-se ao Observatório e a levar os seus binóculos ou pequenos telescópios, já que o eclipse é visível, assim as condições meteorológicas o permitam. Rui Agostinho referiu que o fenómeno de hoje é "um dos seis eclipses que ocorrem este ano. Este é um ano especial" já que por vezes só se registam quatro situações.

Apesar daquele número, em Portugal, o eclipse do sol parcial em 4 de Janeiro, teve uma visibilidade má e agora resta a oportunidade de assistir ao fenómeno na quarta-feira, pois os restantes não serão visíveis nesta região do planeta. A Lua nasce às 20h58.

Cortesia de wikipedia

O nascimento da lua em Lisboa será às 20h58, no Funchal às 21h13, na ilha Santa Maria às 20h55 e na ilha das Flores às 21h27, segundo uma informação do sítio do Observatório.

"Em termos de visibilidade, este eclipse da lua não é mais do que a lua a entrar no cone de sombra do planeta terra", como especificou Rui Agostinho, acrescentando que, "nesta altura, há cidades do planeta que irão ver o fenómeno no início, meio ou final da noite". "Quando nascer já vai estar totalmente eclipsada".

Com o sol a desaparecer no outro horizonte, temos um céu azul claro ainda e o brilho da lua vai ser tão fraco que ficará escamoteado pelo céu azul. Com o passar das horas, teremos um céu azulado a perder brilho, a ficar cada vez mais escuro, a lua progride pelo céu, começa a sair do cone de sombra e começa a ver-se cada vez melhor, segundo a descrição do eclipse feita pelo presidente do Observatório.
O eclipse total da lua é um fenómeno astronómico em que a lua mergulha completamente na sombra da terra, o que sucede quando a lua cheia passa nos nodos da sua órbita ou na proximidade». In Observatório Astronómico de Lisboa.

Cortesia de OA de Lisboa/Expresso/JDACT