domingo, 12 de junho de 2011

Cenários da Água: Para um Desenvolvimento Sustentável. «O Think Tank Gulbenkian sobre a Água e o Futuro da Humanidade é um grupo de reflexão criado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que tem como objectivo aprofundar os conhecimentos sobre a importância crescente da água num mundo em mudança»

Cortesia de fgulbenkian

Cenários da Água para um Desenvolvimento Sustentável, por William Cosgrove
Think Tank Gulbenkian sobre a Água e o Futuro da Humanidade
Quarta-feira, 15 de Junho de 2011, 18h:00, Auditório 3.
Sobre a Conferência
«Uma das metas dos Objectivos para o Desenvolvimento do Milénio é assegurar um desenvolvimento sustentável e equitativo. A rentabilidade económica, a alimentação, a educação, a igualdade de géneros e a saúde humana e ambiental, que condicionam o desenvolvimento sustentável, dependem, em larga medida, dos recursos hídricos e da sua adequada gestão, aos níveis local, regional e local. O problema é que tudo leva a crer que a gestão dos recursos hídricos venha a ter lugar, nas próximas décadas, num contexto adverso, em que as alterações climáticas e outros factores externos à gestão da água, tais como a demografia, a tecnologia, a política e os valores sociais, se virão a caracterizar por uma rápida aceleração ou mesmo, em alguns casos, por rupturas. O orador descreve a forma como as incertezas associadas à evolução daqueles factores podem vir a influenciar o desenvolvimento sustentável e refere os problemas ligados à elaboração de cenários que permitam fundamentar e apoiar as decisões a tomar, bem para além do horizonte de 2015 dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio.

Cortesia de reidaverdade 

Nota Biográfica de William J. Cosgrove: Doutor honoris causa pela Universidade McGill. Presidente de Ecoconsult Inc. Actualmente Consultor para a elaboração do 4º Relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Mundial da Água (foi anteriormente Coordenador do 3º Relatório) e Coordenador do Projecto sobre Cenários Globais da Água do Programa Mundial de Avaliação da Água das Nações Unidas. Foi Vice-presidente do Banco Mundial, Presidente do Conselho Mundial da Água. Autor dos termos de referência da Parceria Mundial da Água (GWP). Entre as suas publicações, destacam-se The World Water Vision: Making Water Everybody’s Business, e Water Security and Peace: A Synthesis of Studies, UNESCO.

Sobre o Think Tank
O Think Tank Gulbenkian sobre a Água e o Futuro da Humanidade é um grupo de reflexão criado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que tem como objectivo aprofundar os conhecimentos sobre a importância crescente da água num mundo em mudança. Pretende-se reflectir de forma interdisciplinar e multi-sectorial sobre os principais problemas que se colocam no domínio da água, identificando cenários futuros e apontando diferentes estratégias. O consumo de água no horizonte de 2050 e o estado dos recursos hídricos no ambiente global constituem a base de reflexão deste Think Tank, que deverá igualmente analisar a possibilidade de, no futuro, a pressão sobre a utilização da água vir a criar sérios constrangimentos para o desenvolvimento da humanidade.
O Think Tank Gulbenkian sobre a Água e o Futuro da Humanidade é constituído por um conjunto de individualidades de reconhecido prestígio a nível internacional: Benedito Braga (Brasil), Colin Chartres (Austrália), William J. Cosgrove (Canadá), Luís Veiga da Cunha (Portugal), Peter Gleick (E.U.A.), Pavel Kabat (Holanda), Mohamed Ait Kadi (Marrocos), Daniel P. Loucks (E.U.A.), Jan Lundqvist (Suécia), Sunita Narain (Índia) e Jun Xia (China).
O Think Tank Gulbenkian sobre a Água e o Futuro da Humanidade realizou a sua primeira reunião em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 6 e 7 de Dezembro». In Fundação Calouste Gulbenkian.

http://www.gulbenkian.pt/media/files/FTP_files/pdfs/ambiente2010/PGA_6Dez10_JanLundqvist.pdf
http://www.gulbenkian.pt/media/files/FTP_files/pdfs/ambiente2010/PGA_6Dez10_PeterGleik.pdf
http://www.gulbenkian.pt/media/files/FTP_files/pdfs/ambiente2010/PGA_6Dez10_SunitaNarain.pdf

Cortesia de FC Gulbenkian/JDACT