(1712-1793)
Veneza
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Francesco Lazzaro Guardi foi um pintor veneziano e um dos maiores paisagistas do período Rococó. Nasceu numa família originária de Trentino. O pai e irmãos também foram pintores. Em 1735, Francesco passou a trabalhar na oficina de Michele Marieschi, onde permaneceu até 1743. As suas primeiras obras, confirmadas, datam de 1738 e foram feitas sob encomenda para uma paróquia de Vigo d'Anuania, no Trentino. A primeira obra assinada por Francesco é «Santo adorando a eucaristia» (cerca de 1739).
Por volta de 1778, realizou a obra «Santíssima Trindade» aparecendo aos santos Pedro e Paulo na igreja paroquial de Roncegno. Em 1782 o governo veneziano encomendou a Guardi seis telas para celebrar a visita dos arquiduques russos à cidade, das quais só restam duas. Outras duas telas foram pedidas para comemorar a visita do papa Pio VI. Em 12 de Setembro do mesmo ano, foi admitido na Academia de Belas Artes de Veneza.
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Guardi foi influenciado por Alessandro Magnasco em telas como «Milagre de um Santo Dominicano» num estilo quase expressionista. Com o passar do tempo o pintor se criou a sua própria identidade artística.
Fazendo uso do «sfumato» e da chamada «pittura di tocco», estilo baseado em pequenas e enérgicas pinceladas pontuais, o artista criou um estilo de pintura mais solto, em contraposição às pinturas sólidas e organizadas de Canaletto e Tiepolo. Enquanto em Canaletto há uma concentração em representar meticulosamente a arquitectura veneziana, em Guardi os edifícios apresentam como que um afundamento nos canais lodosos.
Outra diferença observada entre Guardi e Canaletto é a representação do céu. Neste, Veneza é mostrada sobre a luz solar, com intrincadas linhas e brilhantes detalhes urbanos. Em Guardi, entretanto, o céu aparece nublado e no momento do crepúsculo.
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Ao contrário de Canaletto, que pintou a vida quotidiana dos bairros e comunas venezianos, dando-lhes, algumas vezes, um aspecto épico, Guardi não buscou retratar Veneza dessa forma:
- a obra representa a dissipação da República de Veneza, como é possível notar no quadro no quadro Fogo no depósito de azeite de San Marcuola.
É uma descrição da rápida decadência da cidade, que se converteria, nas palavras de Napoleão Bonaparte, na «sala da Europa», ocupada por casinos, carnavais e cortesãs.
O estilo de pintura mais solto inaugurado por Francesco Guardi iria influenciar, posteriormente, Giovanni Battista Piazzetta e Sebastiano Ricci.
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