quarta-feira, 1 de junho de 2011

Francesco Lazzaro Guardi: «Fazendo uso do «sfumato» e da chamada «pittura di tocco», estilo baseado em pequenas e enérgicas pinceladas pontuais, o artista criou um estilo de pintura mais solto, em contraposição às pinturas sólidas e organizadas de Canaletto e Tiepolo. Outra diferença observada entre Guardi e Canaletto é a representação do céu. Em Guardi, o céu aparece nublado e no momento do crepúsculo»


(1712-1793)
Veneza
Cortesia de wikipedia 

Francesco Lazzaro Guardi foi um pintor veneziano e um dos maiores paisagistas do período Rococó. Nasceu numa família originária de Trentino. O pai e irmãos também foram pintores. Em 1735, Francesco passou a trabalhar na oficina de Michele Marieschi, onde permaneceu até 1743. As suas primeiras obras, confirmadas, datam de 1738 e foram feitas sob encomenda para uma paróquia de Vigo d'Anuania, no Trentino. A primeira obra assinada por Francesco é «Santo adorando a eucaristia» (cerca de 1739).
Por volta de 1778, realizou a obra «Santíssima Trindade» aparecendo aos santos Pedro e Paulo na igreja paroquial de Roncegno. Em 1782 o governo veneziano encomendou a Guardi seis telas para celebrar a visita dos arquiduques russos à cidade, das quais só restam duas. Outras duas telas foram pedidas para comemorar a visita do papa Pio VI. Em 12 de Setembro do mesmo ano, foi admitido na Academia de Belas Artes de Veneza.


Cortesia de wikipedia 

Guardi foi influenciado por Alessandro Magnasco em telas como «Milagre de um Santo Dominicano» num estilo quase expressionista. Com o passar do tempo o pintor se criou a sua própria identidade artística.
Fazendo uso do «sfumato» e da chamada «pittura di tocco», estilo baseado em pequenas e enérgicas pinceladas pontuais, o artista criou um estilo de pintura mais solto, em contraposição às pinturas sólidas e organizadas de Canaletto e Tiepolo. Enquanto em Canaletto há uma concentração em representar meticulosamente a arquitectura veneziana, em Guardi os edifícios apresentam como que um afundamento nos canais lodosos.
Outra diferença observada entre Guardi e Canaletto é a representação do céu. Neste, Veneza é mostrada sobre a luz solar, com intrincadas linhas e brilhantes detalhes urbanos. Em Guardi, entretanto, o céu aparece nublado e no momento do crepúsculo.


Cortesia de wikipedia

Ao contrário de Canaletto, que pintou a vida quotidiana dos bairros e comunas venezianos, dando-lhes, algumas vezes, um aspecto épico, Guardi não buscou retratar Veneza dessa forma:
  • a obra representa a dissipação da República de Veneza, como é possível notar no quadro no quadro Fogo no depósito de azeite de San Marcuola.
É uma descrição da rápida decadência da cidade, que se converteria, nas palavras de Napoleão Bonaparte, na «sala da Europa», ocupada por casinos, carnavais e cortesãs.
O estilo de pintura mais solto inaugurado por Francesco Guardi iria influenciar, posteriormente, Giovanni Battista Piazzetta e Sebastiano Ricci.

Cortesia de wikipédia/JDACT