quarta-feira, 29 de junho de 2011

Tuba Project: 29 de Julho de 2011. Auditório. Fundação Oriente. «Uma autêntica celebração das virtudes do jazz»

Cortesia de foriente

Tuba Project.
Alex Harding (saxophone barítono), Bruce Williams (saxophone alto), Lucian Ban (piano), Derrek Phillips (bateria), Bob Stewart (tuba).
O Museu do Oriente vai ser palco de um dos dois concertos de estreia em Portugal do grupo romeno-americano Tuba Project. O conjunto foi criado em Nova Iorque, há uma década, pelo pianista Lucian Ban e o saxofonista Alex Harding, tendo como «star» o tubista Bob Stewart.
Os Tuba Project propõem uma música exuberante, vital, policromada, solidamente ancorada em raízes jazzísticas afro-americanas, numa mistura original com inserções provenientes da latinidade oriental. De ponto de vista estilístico, trata-se de uma expressão requintada do eclectismo pós-moderno, conjugando elementos de avant bop, blues, groove, surpreendentes reviravoltas frásicas da estética de Thelonious Monk, mas também assimetrias rítmicas e a frescura da percepção acústica cárpato-danubiana. O resultado é um espectáculo de uma fervente comunhão entre músicos e espectadores, uma autêntica celebração das virtudes do jazz. Além do virtuosismo individual, os membros do quinteto superam-se igualmente no que toca à interacção durante o processo de improvisação ao vivo.

O pianista Lucian Ban é o primeiro jazzman romeno consagrado na pátria do jazz. Entre os seus êxitos, concretizados em digressões transcontinentais e álbuns discográficos, destacam-se as colaborações com músicos de prestígio tal como:
  • Barry Altschul,
  • Sam Newsome,
  • Mat Maneri,
  • ( ... )
  • Brad Jones,
  • Badal Roy entre outros.
O pianista, compositor e arranjista, nascido na Roménia, manifestou a sua criatividade não apenas integrando as suas bandas nova-iorquinas, Tuba Project, Elevation, Asymmetry, mas também através de obras de envergadura, concebidas enquanto síntese entre o ethos musical romeno e o espírito universalista do jazz.

Cortesia de corneliastreetcafe

Bob Stewart é o «reformador da tuba», que conseguiu levar o pesado instrumento para o primeiro plano da actualidade jazzística, dotando-o de flexibilidade e destacando a sua expressividade. A lista das suas colaborações assemelha-se a um verdadeiro Hall of Fame. Por seu turno, Alex Harding brilha através de outros dois instrumentos do registo grave, saxofone barítono e clarinete-baixo. As suas colaborações enquadram-se no mesmo registo de excelência.
O grupo completa-se com o contributo de Bruce Williams, no saxofone-alto, (com estágios nos famosos World Saxophone Quartet, Count Basie Orchestra, Roy Hargrove Group ou Lincoln Center Jazz Orchestra) e com Derrek Phillips, na bateria, um mestre da percussão que acompanha a cantora Norah Jones e colabora de perto com os saxofonistas Joshua Redman e Sam Newsome.
Ao descrever o álbum Tuba Project, editado em 2006 pela americana CIMP RECORDS, o crítico Budd Kopman escreveu na All About Jazz:
  • «Com Tuba Project, o pianista Lucian Ban e o baritonista Alex Harding criaram um álbum rouco, bluesy, vigoroso e, por vezes, arrebatador. Tendo ao seu lado o maior representante da tuba no jazz, o famoso Bob Stewart, os cinco conseguiram um álbum fora do comum ...». In Fundação Oriente.
Cortesia de Fundação Oriente/JDACT