quinta-feira, 23 de junho de 2011

Giuseppe Garibaldi: «Insigne «pai da pátria» italiana, este homem de acção, a quem chamaram o «herói dos dois mundos» aplicou os seus dotes de liderança em guerras revolucionárias e de independência, tanto na América Latina como na Itália, onde se converteu num símbolo da Unificação»


(1807-1882)
Nice, França
Cortesia de wikipedia

Insigne «pai da pátria» italiana, este homem de acção, a quem chamaram o «herói dos dois mundos» aplicou os seus dotes de liderança em guerras revolucionárias e de independência, tanto na América Latina como na Itália, onde se converteu num símbolo da Unificação.
A vida de Giuseppe Garibaldi foi tão rica em peripécias que daria um óptimo romance de acção e aventura. Não foi em vão que se deu ao trabalho de escrever as suas Memórias, publicadas em 1860, com a ajuda de Alexandre Dumas Pai. A sua trajectória de vida abarca, desde o seu nascimento até à sua morte, uma boa parte dos acontecimentos tumultuosos e das revoluções que se foram sucedendo ao longo do século XIX.
Sentiu-se atraído por uma vida de acção desde muito jovem, o que o levou a alistar-se como marinheiro. Aoa 16 anos, realizou a sua primeira viagem ao mar Negro e ao mar de Azov, e entre 1828 3e 1832 permaneceu em Istambul por causa da guerra turco-russa. Assim que regressou, tomou conhecimento das teses de Giuseppe Mazzini e da sua Jovem Itália.


Anita e Garibaldi
Cortesia de wikipedia

Seduzido por estas ideias, passou por uma revolução interior que o levou a dedicar o resto da sua vida ao combate pela concretização desse sonho. Assim, em 1834, participou nas insurreições populares de Piemonte e de Sabóia. Depois do fracasso da segunda destas revoltas, e com uma condenação à pena de morte, Garibaldi viveu como um bandido durante algum tempo antes de embarcar rumo à América do Sul, onde permaneceu exilado de 1835 a 1848.
Voltou a Itália em 1848 para se envolver na Primeira Guerra da Independência contra o Império Austríaco, lutando a favor do governo provisório de  Milão. Em 1849, protagonizou a defesa da República Romana opondo-se às tropas francesas e napolitanas que apoiavam os interesses do papa Pio IX. Derrotado, andou fugido por meia Itália até chegar a Veneza, uma evasão dramática que custou a vida à mítica «Anita» (Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva) dos Italianos.
Garibaldi refugiou-se mais uma vez na América, desta feita em Nova Yorque e no Peru, para regressar a Itália em 1854, onde se estabeleceu numa quinta na ilha de Caprera, na costa norte da Sardenha. Cinco anos depois, participou na Segunda Guerra da Independência, e em 1860 organizou uma bem sucedida campanha militar, a «Expedição dos Mil», para conquistar o reino das Duas Sicílias.


Cortesia de wikipedia

Depois da vitória, entregou a Sicília e Nápoles à soberania do rei Vitor Emanuel II. Em 1861, recusou o convite de Abraham Lincoln para combater na Guerra Civil americana em defesa da União. Em vez disso, empreendeu duas expedições para libertar Roma do poder papal, infrutuosas pelo apoio que este recebeu das tropas de Napoleão III.
Finalmente, ainda chegou a participar na Terceira Guerra da Independência, antes de morrer na sua casa de Caprera». In Wikipédia.

Cortesia de Gayban Grafie/JDACT