sábado, 11 de junho de 2011

El Niño/Oscilação Sul (ENSO, em inglês): Estado de Alerta de ENSO. Advertência Final de La Niña. «Espera-se que continuem, pelo menos, no Verão de 2011 no Hemisfério Norte»

Cortesia de noaa

Estado de Alerta de ENSO: Advertência Final de La Niña.
Sinopse: Condicões de ENSO-neutral se desenvolveram. Espera-se que continuem, pelo menos, no Verão de 2011 no Hemisfério Norte.
Uma transição de La Niña a condições de ENSO-neutral ocorreram durante o mês de Maio de 2011 como foi indicado pelas anomalias, geralmente pequenas, na temperatura da sub-superfície do oceano (SSTs em inglês) através do Oceano Pacífico Equatorial a leste da Linha de Variação.(Fig. 1). Os últimos valores semanais do índice de El Niño (Fig. 2) mostraram SSTs próximo da média no centro e leste-central do Pacífico Equatorial (índice de +0.7°C do Niño-1+2).



Figuras 1 e 2
Cortesia noaa

As anomalias do conteúdo calórico da sub-superfície oceânica (temperaturas médias nos 300m superiores do oceano, Fig. 3) permaneciam elevadas, mas relativamente constantes durante o mês, reflectindo uma grande área de temperaturas acima da média em profundidade (Fig. 4). Consistentemente com outras transições a condições de ENSO-neutral, as anomalias na circulação atmosférica continuavam mostrando alguns rasgos consistentes com La Niña, ainda que más débil. La convecção aumentou sobre o leste da Indonésia e esteve suprimida sobre o centro do Pacífico Equatorial (Fig. 5).



Figuras 3, 4 e 5
Cortesia noaa

As tendências actuais observadas, junto com os prognósticos da maioria dos modelos de ENSO, indicam que as condições de ENSO-neutral continuarão durante o Verão de 2011 no Hemisfério Norte (o índice do Niño-3.4 entre –0.5°C y +0.5°C; Fig. 6). A partir de então, a maioria dos modelos e todos os multi-modelos (identificados por uma linha grossa) predizem a continuação de ENSO-neutral durante o resto do ano de 2011». In NOAA, 9 de Junho de 2011.

Figura  6
Cortesia de noaa

Cortesia de NOAA/JDACT