sexta-feira, 17 de junho de 2011

Isaac Newton: «O Philosophiae Naturalis Mathematica, a obra mais influente da história da ciência, foi publicado em 1687. Nela estabeleceu as 3 leis universais do movimento, que só seriam ultrapassadas duzentos anos depois. Utilizou a palavra latina gravitas (peso) para o efeito que se ficaria a conhecer como «gravidade», e definiu a Lei da Gravitação Universal»

(1643-1727)
Woolssthorpe, Inglaterra
Cortesia de luisperna 

«Físico, matemático, astrónomo, filósofo, alquimista e teólogo, Isaac Newton é considerado a figura mais influente da história da ciência. O matemático Joseph Lagrange disse:
  • «O maior génio que alguma vez existiu, e também o mais afortunado, pois não se pode descobrir mais de uma única vez o  sistema que rege o mundo».
Isaac Newton nasceu no seio de uma família de lavradores puritanos. Era o dia de Natal de 1642, ano da morte de Galileu Galilei, pelo calendário actual corresponde a 4 de Janeiro de 1643. O calendário adoptado em Inglaterra, calendário gregoriano, estava atrasado em 10 dias. Ingressou no Trinity College da Universidade de Cambridge aos 18 anos, mas não se destacou como estudante, por causa da sua inclinação essencialmente auto-didacta. O ensino ainda se baseava em Aristóteles e Newton preferia ler Descartes, Copérnico, Galileu, Kepler, etc.
Em 1665, descobriu o teorema binominal geral e começou a desenvolver uma teoria matemática que se converteria no cálculo infinitesimal. Em 1667, regressou a Cambridge como professor e de 1670 a 1672 ensinou Óptica. Durante este período, estudou a refracção da luz, que confluiu na sua Teoria da Cor. Fruto desta investigação é o fabrico do primeiro telescópio reflector funcional.
Newton, para quem a alquimia e a ciência eram ainda a mesma disciplina, sustentava que a luz se compunha de corpósculos. No entanto, foi precisamente graças a estas crenças «ocultistas» que chegou a desenvolver a Teoria da Gravidade, baseado na ideia da «acção à distância».

Cortesia de astroifufrgs

Newton expôs o seu conceito corpuscular da luz no seu estudo Opticks e, no ano de 1677 retoma os seus estudos de mecânica, ou seja, da gravitação e do seu efeito na órbita dos planetas, numa referência às leis do movimento planetário de Kepler.
O Philosophiae Naturalis Mathematica, a obra mais influente da história da ciência, foi publicado em 1687. Nela estabeleceu as 3 leis universais do movimento, que só seriam ultrapassadas duzentos anos depois. Utilizou a palavra latina gravitas (peso) para o efeito que se ficaria a conhecer como «gravidade», e definiu a Lei da Gravitação Universal. O postulado de Newton de uma força invisível capaz de actuar sobre distâncias extensas foi objecto de críticas por introduzir «agentes ocultos» na ciência. É evidente que actualmente se considera que Newton e Leibnitz desenvolveram o cálculo infinitesimal de maneira independente, mas na sua época, a adjudicação da autoria desta teoria deu azo a várias controvérsias entre ambos os cientistas, sobretudo entre 1711 e 1716, ano da morte de Leibnitz.

Cortesia de misteriosdesvendados

Newton também escreveu tratados religiosos sobre a interpretação as Bíblia. Por não reconhecer a existência da Santíssima Trindade, foi-se afastando da doutrina oficial da Igreja. Entre 1689 e 1690 e em 1701, foi membro do Parlamento da Inglaterra e em 1696 assumiu um posto na Real Casa da Moeda. No ano de 1703 foi nomeado presidente da Royal Society. Morre aos 84 anos de idade.

Newton numa gravura de 1795 de William Blake.
O génio da ciência aparece retratado como  o «Grande Geómetra do Mundo»
Cortesia de wikipedia

Newton demonstrou que um prisma podia decompor a luz branca num espectro de cores e que uma lente e um segundo prisma podiam recompor o aspectro multicolor na luz branca. Concluiu que a lente de um telescópio refractor sofreria a dispersão da luz em cores, «aberração cromática» e utilizou um espelho como lente no seu telescópio para superar este problema.

O telescópio de Newton
Cortesia de wikipedia

Cortesia de Gayban Grafie/JDACT