(1860-1939)
Invancice, Moldávia
Cortesia de wikipedia
«Criador espontâneo do estilo "Art Nouveau" nas artes gráficas, que desde Paris invadiu a Europa de finais do século XIX, começos do século XX, o checo Mucha foi um pintor original e um artista decorativo. Apesar de a sua obra ter caído no esquecimento a partir da eclosão das vanguardas, voltou a ser um foco de influência em vagas sucessivas a partir dos anos 60.
No Natal de 1894,um então desconhecido artista checo passeava pelas ruas de Paris, quando deparou com um anúncio que procurava um desenhador para o cartaz da nova obra teatral de Sarah Bernhardt, a actriz mais famosa da cidade, no Théatre de la Renaissance.
Cortesia de váriascoleccoes
O artista ofereceu-se para entregar um cartaz litográfico em duas semanas. O anúncio da obra "Gismonda" de Victorien Sardou apareceu nas ruas de Paris a 1 de Janeiro de 1895, convertendo-se, de noite para o dia, numa autêntica sensação em toda a cidade. Bernhardt ficou tão contente com o êxito do cartaz que ofereceu a Mucha um contrato de seis anos.
Originou-se uma onda de pinturas, cartazes, anúncios e ilustrações de livros e também de desenhos para joalharia, tapetes, papéis de parede e cenários de teatro que gerou o que ao princípio de denominou "Estilo Mucha", mas que mais tarde sobreveio como "Art Nouveau" (Arte Nova).
Cortesia de váriascoleccoes
As obras de Mucha caracterizavam-se pelo protagonismo de jovens bonitas com vestidos neoclássicos vagamente soltos, rodeados miúde de flores exuberantes que por vezes formavam halos atrás das suas cabeças.
Cortesia da Fundação Mucha/JDACT