quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Maria Joana Couto. Poetisa. Cinzas de uma Fogueira Longe: «Eu quero erguer bem alto o meu amor à terra onde nasci! ... E onde há pedras que não pisei!»

Cortesia de crearpaz

Cinzas de uma Fogueira Longe
Cinzas de uma fogueira longe
andam dispersas...
E onde encontrá-las? Onde
se o que há passado
jaz na saudade
imensa
que não morreu...

Cinzas de uma fogueira linge
que mal
ardeu...

Pedras que Eu não Pisei
Eu quero erguer bem alto
o meu amor
à terra onde nasci!

Onde há tocas no baobá...
Onde há frutos de rubra cor...
Onde há rostos que não amei...

E onde há pedras
que não pisei!

Miragem
Feita miragem
passas no meu pensamento
leve como o som
dum ai
que se esvai!

E nesta visão que se afasta
apenas ficas tu!
Tu, sombra do que foste
e não quiseste ser...

Tu,
realidade
do que és!
Poemas de Maria Joana Couto, in «Cinzas de uma Fogueira Longe»

JDACT