quarta-feira, 21 de outubro de 2020

A Prometida. Kiera Cass. «Graças aos céus temos a atenção do rei este ano, eu disse num tom leve, enquanto ela trançava meu cabelo para trás. Do contrário, isto aqui estaria um tédio completo»

Cortesia de wikipedia e jdact

«Era aquela época do ano em que o sol ainda nascia gelado. Mas o Inverno já estava acabando, e as flores começavam a desabrochar. A promessa de uma nova estação me enchia de expectativas. Mal posso esperar pela Primavera, suspirei enquanto via os pássaros voarem destemidos contra o azul do céu. Delia Grace amarrou o último laço do meu vestido e me conduziu até à penteadeira. Eu também, ela respondeu. Torneios. Fogueiras. O Dia da Coroação já está chegando… O tom da voz dela dava a entender que eu deveria estar mais animada, só que ainda tinha minhas reservas. Pois é. Dava para sentir a frustração dela nos movimentos de suas mãos. Hollis, com certeza você será a parceira e acompanhante do rei durante os festejos! Não sei como consegue ficar tão calma.

Graças aos céus temos a atenção do rei este ano, eu disse num tom leve, enquanto ela trançava meu cabelo para trás. Do contrário, isto aqui estaria um tédio completo. Você fala como se flirt não passasse de um jogo, ela comentou, surpresa. Mas é um jogo, insisti. Logo ele vai seguir em frente, por isso temos que aproveitar enquanto podemos. Pelo espelho, vi Delia Grace morder o lábio sem desviar os olhos do que fazia. Alguma coisa errada?, perguntei. Ela logo se animou e esboçou um sorriso. Nada. Só estou perplexa com seu descaso em relação ao rei. Acho que as intenções dele vão além do que imagina. Baixei o olhar, tamborilando os dedos no tampo da penteadeira. Eu gostava de Jameson. Seria loucura não gostar. Ele era bonito, rico e, céus, era o rei. Também dançava bem e era uma óptima companhia, quando estava de bom humor. Mas eu não era tola. Eu o tinha observado passar de uma moça para outra ao longo dos meses anteriores. Haviam sido pelo menos sete, contando comigo. Isso considerando apenas os casos de que todos na corte sabiam. Minha ideia era aproveitar enquanto pudesse, depois aceitar quem meus pais escolhessem para mim. Pelo menos poderia lembrar daqueles dias quando fosse uma velha entediada.

Ele ainda é jovem, repliquei afinal. Não consigo vê-lo assumindo compromissos com ninguém pelos próximos anos de trono. Além disso, tenho certeza de que esperam que obtenha alguma vantagem política com o casamento. E não posso oferecer muito nesse quesito. Uma batida soou à porta, e Delia Grace foi atender, com o rosto cheio de decepção. Dava para notar que ela achava mesmo que eu tinha chance, e imediatamente me senti culpada por ser tão difícil. Em nossos dez anos de amizade, sempre tínhamos apoiado uma à outra, mas as coisas tinham mudado entre nós nos últimos tempos. Fazíamos parte da corte, e nossas famílias tinham criadas. Já as mulheres das famílias mais nobres e da realeza tinham damas de companhia. Mais do que empregadas, aquelas damas eram suas confidentes, suas acompanhantes…, tudo. Delia Grace assumia o papel sem que eu estivesse em tal posição, convicta de que minha situação mudaria a qualquer momento.

A atitude dela tinha um significado maior do que eu era capaz de expressar, maior do que eu era capaz de encarar. O que é uma amiga senão alguém que acredita que consegue mais do que imagina? Ela voltou da porta com uma carta na mão e um brilho no olhar. Veio com o selo real, Delia Grace provocou, balançando a carta. Mas, como não ligamos para o que o rei sente por si, suponho que não haja pressa em abrir. Quero ver, eu disse, levantando com a mão estendida. Ela logo puxou a carta para trás. Sua maldosa! Pode dar-me isso? Delia Grace deu um passo para trás e no segundo seguinte eu já estava correndo atrás dela pelos meus aposentos, às gargalhadas. Consegui encurralá-la duas vezes num canto, mas ela era mais rápida, e escapuliu pelas brechas antes que eu conseguisse pegá-la. Eu já estava quase sem fôlego de tanto correr quando finalmente a agarrei pela cintura. Ela esticou o braço o máximo que pôde para proteger a carta. Talvez eu até conseguisse tomá-la da sua mão, mas bem quando eu estava erguendo o braço, minha mãe abriu as portas que ligavam meus aposentos aos dela. Então veio a bronca. Hollis Brite, perdeu o juízo?!» In Kiera Cass, A Prometida, 2020, Marcador Editora, 2020, ISBN 978-989-754-451-4.

Cortesia de MarcadorE/JDACT

Kiera Cass, JDACT, Literatura,