segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Navio-Escola Sagres: A terceira Circum-Navegação



Cortesia da Marinha

«Chovia ao nascer do sol da passada segunda-feira, 25 de Outubro, pelo que os nossos convidados não puderam assistir à efeméride astronómica. Uns meses antes, o facto de estar a chover ao crepúsculo matutino seria comemorado pelos cadetes com um sorriso e um voltar para o outro lado na cama. Significaria que não haveria observação de estrelas para o ponto astronómico e não teriam que se levantar. Quando se é cadete na Sagres trabalham-se muitas horas diárias e qualquer pequena folga é bem-vinda.


http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/sagres/?tag=2015&t=diarioBordo.rtp
http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/sagres/

Estávamos em aproximação final à barra de Kelang e embarcámos piloto às 07:15 para percorrer as 10 milhas de canal até ao Terminal de Cruzeiros, onde chegámos às 09:00, sem novidade. O cais ficava longe de tudo! 20 minutos até à cidade de Kelang, de 1,2 milhões de habitantes, e uma hora, sem trânsito, até Kuala Lumpur (KL)». In Cte do NRP «Sagres».




Cortesia de Marinha

O Navio-Escola Sagres zarpou em Janeiro rumo a uma viagem de Volta ao Mundo, com duração de aproximadamente 11 meses. Esta é a terceira vez que a Sagres realiza uma Circum-navegação, tendo as últimas viagens ocorrido em 1978/ 79 e em 1983/84. Durante esta viagem a Sagres irá visitar vários países: Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Equador, México, EUA, Japão, China (incluindo Macau), Coreia do Sul, Indonésia, Timor-Leste, Singapura, Tailândia, Malásia, União Indiana, Egipto e Argélia. O Navio-Escola “Sagres” é um veleiro com 90 metros de comprimento, com 4 mastros e armação em barca, construída nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937 e navega há 48 anos com a missão principal de assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando as componentes técnica e académica ministradas na Escola Naval e a de representação da Marinha e do país no estrangeiro, desempenhando o papel de embaixada itinerante de Portugal.


Cortesia da Marinha/RTP/JDACT