quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Salamanca: Tem algo que enfeitiça as pessoas. Uma atmosfera jovem, universitária, cosmopolita, cheia de vida que enriquece o conhecimento e que o alberga. Respira-se cultura, arte e beleza

Cortesia de queromorarfora

Salamanca, uma das mais importantes cidades de Espanha, recheada de diversos monumentos históricos como a Plaza Mayor, a Catedral Nova, a Casa de las Conchas, a Ponte Romana, a Universidade... 
A Plaza Mayor de Salamanca é uma praça barroca, construída em princípios do século XVIII sobre uma antiga praça, a Plaza de San Martín, sendo um local no qual o aspecto lúdico tem um grande relevo e onde se encontra a Câmara Municipal.
Casa de las Conchas é um edifício gótico de finais do século XV a princípios do século XVI. A sua fachada e a ornamentação são impressionantes pela beleza que nos encanta.
A Catedral Nova de Salamanca foi construída, em grande parte, sobre a estrutura da Catedral Velha. Tem um estilo gótico, construída durante os séculos XVI, XVII e XVIII. No que diz respeito aos edifícios religiosos, a Igreja Gótica de San Benito e os Conventos de las Úrsulas e de las Las Dueñas são os monumentos mais importantes da cidade.


Salamanca enfeitiça. Uma frase de Miguel Cervantes, há uns 400 anos, no livro «El Licenciado Vidriera». Salamanca tem algo que enfeitiça as pessoas. Uma atmosfera jovem, universitária, cosmopolita, cheia de vida que enriquece o conhecimento e que o alberga. Por outro lado, a monumentalidade dos seus edifícios históricos feitos de pedra de Villamayor, confere à cidade uma cor quase única, chamada «cor entardecer». Em Salamanca respira-se cultura, arte e beleza.

Cortesia de universpain
A cidade tem uma história antiga. Para que se tenha uma ideia, Salamanca tem uma ponte feita pelos romanos no século I que ainda se mantém em pé (e só foi reconstruída no século XVII). A Universidade foi fundada em 1218 e tem muita história que contar. Por exemplo, Colombo tentou encontrar apoio para as viagens que tinha em mente.

Cortesia de ldv
Salamanca tem inúmeros monumentos cheios de história, sendo os mais importantes a Catedral, a fachada da Universidade e a Plaza Mayor. Por ser uma cidade bi-milenar dá-lhe o privilégio de ser o cenário de muitas obras literárias e também alberga muitas lendas, sendo a mais conhecida a da rã na fachada da Universidade, segundo a qual o estudante que encontrar a dita rã, escondida na fachada, que eu e a MLCT descobrimos, terá um ano lectivo com sucessos.



É uma cidade viva, dinâmica, segura e bem cuidada, características que junto com o prestigio e tradição da sua universidade, uma das mais antigas da Europa, e seus excelentes centros de ensino devidamente credenciados, fazem com que Salamanca seja um lugar idóneo para a aprendizagem e o aperfeiçoamento do idioma.
A tradição humanista e a riqueza de seu património histórico artístico fizeram com que em 1988 fosse nomeada Cidade Património da Humanidade pela UNESCO e em 2002, Capital Europeia da Cultura.

Cortesia de universpain

Cortesia de vtn
Cortesia do Turismo Espanhol/JDACT