sábado, 6 de novembro de 2010

Ave Marinha: O Cagarro. A ave marinha mais característica dos Açores. Os seus cantos nocturnos são muito peculiares, alguns parecidos com o choro humano

Cortesia da RAAçores

Com a devida vénia para a turma 6º 3, Ano Lectivo 2002/2003 , na disciplina de Ciências da Natureza, orientado pela Profª. Sónia Correia

O cagarro ou a cagarra também conhecida como pardela-de-bico-amarelo. Tem plumagem escura por cima e clara por baixo, asas e dorso castanhos por cima, cabeça cinzento-acastanhada e cauda preta por cima, bico forte com marcas a amarelo, pernas e patas rosadas.
O cagarro é uma ave marinha aparentada com o albatroz.
Têm uma vida longa, podendo atingir os quarenta anos de idade. Os seus cantos nocturnos são muito peculiares, alguns parecidos com o choro humano.

Cortesia da RAAçores
Os Açores são a zona mais importantes para o cagarro, que está protegido por leis nacionais e internacionais. O grande declínio que as suas populações mundiais registaram nas últimas décadas levam a considerar esta espécie como vulnerável por isso é proibido capturar, deter ou abater ilegalmente estas aves e destruir ou danificar os seus habitats.
O cagarro é a ave marinha mais abundante dos Açores, totalizando 97500 casais reprodutores, segundo censo de 2001, juntam-se em colónias situadas nas falésias costeiras e ilhéus, que chegam a reunir centenas de aves.
É uma ave fiel, cada casal mantém-se geralmente, para toda a vida.

Cortesia da RAAçores

Para além dos Açores, esta ave nidifica também nos arquipélagos da Madeira, Berlengas e Canárias. Para fazer o ninho escolhe preferencialmente cavidades naturais e fendas nas rochas podendo também escavar o seu próprio buraco, que pode atingir alguns metros de profundidade. A tarefa de incubar o ovo é dividido pelos dois membros do casal e dura cerca de cinquenta dias, cumprindo cada um, turnos bem definidos de dois a oito dias.


A postura ocorre de fins de Maio a início de Junho, a eclosão nos finais de Julho, nascendo uma cria cinzenta cheia de penugem. O primeiro voo dá-se entre finais de Outubro e início de Novembro.

Quando um cagarro nasce e devido ao alimento rico em óleo, fornecido pelos progenitores, cresce rapidamente e a cria multiplica num mês dez vezes o seu peso inicial. O cagarro adulto alimenta-se de peixes e lulas e são frequentemente vistos em associação com golfinhos e atuns que movem perseguições a cardumes de peixes, sendo por isso utilizados pelos pescadores, para a localização de cardumes de atum.

Cortesia de RAAçores

Os cagarros são aves marinhas adaptadas para a vida em alto mar. Deslocam-se em voo planado durante grandes distâncias sem esforço. Em Março, depois de passarem alguns meses nos mares do Sul regressam aos Açores para iniciar um período reprodutor de 8 meses, geralmente no mesmo local do ano anterior.
Estas aves orientam-se aparentemente pelas estrelas, mas ao iniciarem o seu primeiro voo, principalmente em noites nubladas, são atraídos e encadeados pelas luzes das povoações, podendo ser mortos ou capturados. Outros, mais felizardos, possivelmente partirão para o Atlântico Sul onde efectuam grandes migrações nomeadamente, para a costa do Uruguai e do Brasil.

Cortesia da RAAçores
O seu voo é caracterizado pelos poucos movimentos de asas e pela agilidade com que rasa as ondas. Em contrapartida, quando aterram e têm de se deslocar em terra são muito desajeitados». In turma 6º 3, Ano Lectivo 2002/2003 , na disciplina de Ciências da Natureza, orientado pela Profª. Sónia Correia.

Cortesia RAAçores/wikipédia/Sónia Correia/JDACT