sábado, 13 de novembro de 2010

Diogo de Azambuja: Nomeado por D. João II capitão-mor da armada. Responsável pela construção da fortaleza de São Jorge da Mina, que será a façanha mais conhecida da sua longa vida

(1432-1518)
Montemor-o-Velho
Cortesia de agenda

Diogo de Azambuja, foi um fidalgo português. Torna-se cavaleiro da Ordem de Avis e entra ao serviço do infante D. Pedro, filho do regente com o mesmo nome, como guarda-roupa da sua casa. Na sequência da batalha de Alfarrobeira, acompanha o seu senhor no exílio, mas em 1458 já se encontra ao lado de D. Afonso V na conquista de Alcácer-Ceguer em Marrocos. Recebe várias comendas e torna-se conselheiro do rei. Conquista a vila de Alegrete, no Alentejo, aos castelhanos, que tinha sido ocupada durante a guerra de sucessão do trono castelhano, onde é ferido numa perna durante a luta.
Em 1481, é nomeado por D. João II capitão-mor da armada de 9 caravelas e 2 naus compostas por 600 soldados e 100 pedreiros e carpinteiros, que transportava a pedra necessária para a construção da fortaleza de São Jorge da Mina. Que será a façanha mais conhecida da sua longa vida. Escolhe uma baía para desembarcar, o que faz a 19 de Janeiro de 1482, e de imediato se iniciam os trabalhos de construção. Ao fim de 20 dias, já estava a fortaleza bem encaminhada, concluindo-se a sua construção pouco depois.


Túmulo de Diogo de Azambuja
Cortesia de montemoramexer
Acabada a fortaleza, estabelecidos os contactos amigáveis com as populações indigenas e accionadas as trocas comerciais, Diogo de Azambuja considerou terminada a tarefa, pelo que mandou regressar a armada a Lisboa com a notícia do sucesso completo da missão, ficando ele próprio como capitão da fortaleza com 60 soldados. Exerceu o cargo até 1484, data em que regressa a Lisboa.
No entano, não terminaram aqui os seus feitos como homem de armas. Recompensado pelo rei com o cargo de alcaide de Monsaraz, para além de outras recompensas como a nomeação para o Conselho Real, Diogo de Azambuja manteve-se porém ligado á Corte e ao serviço do rei, embora a sua idade e a deficiência física na perna aconselhassem já a sua retirada.
Com mais de setenta anos de idade aceita a missão que o rei D. Manuel I o encarrega, em 1506: construir uma fortaleza em Mogador na região de Safim, no sul de Marrocos, de forma a aí permitir a fixação portuguesa. Diogo de Azambuja não só cumpriu tal missão com êxito, como tomou a própria cidade de Safim, permanecendo como capitão da cidade até 1509, com a idade de cerca de 77 anos. Nesta data regressou a Portugal, vindo a falecer em 1518.

Castelo e Convento NSra dos Anjos
Cortesia de lusitanianotavel
Cortesia de Dicionário Histórico/wikipédia/JDACT