quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O Órgão da Igreja da Misericórdia. Santarém: Um instrumento representativo da organaria portuguesa construído em 1818 por António Xavier Machado e Cerveira (1756-1828), um dos maiores organeiros do seu tempo

Cortesia da SCMSantarém

«O órgão de tubos instalado na Igreja da Misericórdia foi assentado no coro alto do lado do Evangelho, com colocação lateral, quando da sua aquisição. Com o presente restauro de 2008, sob a responsabilidade do mestre Dinarte Machado, optou-se por o colocar ao centro, em posição frontal para o altar, dando-lhe uma maior visibilidade e sonoridade.

Cortesia da SCMSantarém
É um instrumento representativo da organaria portuguesa, construído em 1818 por António Xavier Machado e Cerveira (1756-1828), um dos maiores organeiros do seu tempo. Está identificado com o nº 87, como o confirmam duas inscrições.
  • Uma por cima do teclado numa placa policromada com desenhos de instrumentos musicais e os dizeres «Laudate/Eum in chor/dis & organo. António Xavier Machado/e Cerveira/O FEZ EM LISBOA NO ANNO DE/1818, nº 8»;
  • Outra na tábua de reduções e someiro  que nos diz o seguinte «António Xavier Machado e Cerveira/o fez anno 1818, nº 87».
A aquisição deste magnífico instrumento musical está perfeitamente documentada no Livro de Receita e Despesa (LSC 0066) de 1817-1818, da Santa Casa da Misericórdia de Santarém em que esclarece o contrato com o organeiro Machado Cerveira, que tinha oficina em Lisboa.

Cortesia de SCMSantarém
O órgão da Igreja da Misericórdia é um «grande órgão» de caixa aberta com tubos à chamada e com características artísticas neoclássicas
A SCMS, num louvável esforço de valorização do seu património, para além do restauro do órgão, procedeu também ao douramento do conjunto decorativo, executado por Luís Pedro Rufino. O douramento dos pavilhões dos tubos de palheta horizontais foi executado por Vânia Paula». In SCMS.


Cortesia de SCMSantarém 

Cortesia da Santa Casa da Misericórdia de Santarém/JDACT