terça-feira, 30 de novembro de 2010

Vladimir Mayakovsky: Foi homem de grandes paixões, arrebatado e lírico, épico e satírico ao mesmo tempo. Frequentemente citado como um dos maiores poetas do século XX bem como «o maior poeta do futurismo»

(1893-1930)
Bagdadi, Geórgia, Rússia
Cortesia de candidoneto

Vladimir Vladimirovitch Mayakovsky foi um poeta, dramaturgo e teórico russo, frequentemente citado como um dos maiores poetas do século XX, ao lado de Ezra Pound e T.S. Eliot, bem como «o maior poeta do futurismo».
Fortemente impressionado pelo movimento revolucionário russo e impregnado desde cedo de obras socialistas, ingressou aos 15 anos na facção bolchevique do Partido Social-Democrático Operário Russo.
Detido em duas ocasiões, foi solto por falta de provas, mas em 1909-1910 passou 11 meses na prisão. Entrou na Escola de Belas Artes, onde se encontrou com David Burliuk, o grande incentivador de sua iniciação poética. Os dois amigos fizeram parte do grupo fundador do assim chamado cubo-futurismo russo, ao lado de Khlebnikov, Kamiênski e outros. Foram expulsos da Escola de Belas Artes.
Após a Revolução de Outubro, todo o grupo manifestou a sua adesão ao novo regime. Durante a Guerra Civil, Mayakovsky dedicou-se a desenhos e legendas para cartazes de propaganda. Fundou em 1923 a revista LEF (de Liévi Front, Frente de Esquerda), que reuniu a «esquerda das artes», isto é, os escritores e artistas que pretendiam aliar a forma revolucionária a um conteúdo de renovação social.

Cortesia de unisinos
Foi homem de grandes paixões, arrebatado e lírico, épico e satírico ao mesmo tempo.

Aproximando-se de David Burliuk na década de 1910, passa a escrever num estilo aproximado do Cubismo e do Futurismo, influenciado pelo primitivismo eslavista e pela linguagem transracional de Velimir Khlebnikov e outros, repleto de imagística urbana e surpreendente, com um certo ar impressionista e simbolista. Esta fase da sua poesia é apreciada por poetas como Boris Pasternak, em função de manter alguns recursos simbolistas e métrica rigorosa nalguns poemas.

Cortesia de unisinos
Oficialmente, suicidou-se com um tiro em 1930, sem que isto tivesse relação com a actividade literárira e social. Mas o facto é que o poeta estava a ser pressionado pelos programas oficiais que desejavam instaurar uma literatura simplista e dita realista, dirigidos por Molotov, perseguindo antigos poetas revolucionários como o próprio Maiakovski. Deste modo, aponta-se a possibilidade real de um suicídio forjado por motivos políticos.

http://www.marxists.org/portugues/trotsky/1930/mes/maiakovsky.htm

Cortesia de dasideiasdecaioruda
Cortesia de wikipédia/JDACT