sábado, 27 de novembro de 2010

Fascínios da Matemática: A Anatomia e a Secção de Ouro

Cortesia de apuestasruleta

Com a devida vénia a Theoni Pappas, The Joy of Mathematics, Fascínios da Matemática, Editora Replicação, Lda, 1ª edição, Junho de 1998, ISBN 972-570-204-2.

A Anatomia e a Secção de Ouro

Leonardo da Vinci estudou exaustivamente as proporções do corpo humano. O desenho abaixo apresentado foi analisado detalhadamente, tendo-se constatado que ilustra a utilização da secção de ouro (1). Pertence ao livro que ele ilustrou Para o matemático Luca Pacioli, intitulado De Divina Proportione e publicado em 1509.


Cortesia de Theoni Pappas


A secção de ouro encontra-se igualmente presente num trabalho inacabado de Leonardo da Vinci, S. Jerónimo, pintado por volta de 1483.
A figura de S. Jerónimo inscreve-se perfeitamente num rectângulo de ouro que pode ser sobreposto ao desenho. Admite-se que tal não tenha sucedido por acaso mas porque Leonardo construiu a figura deliberadamente de acordo com a secção de ouro, devido ao seu grande interesse pela matemática e pela utilização desta em muitos dos seus trabalhos e ideias. Segundo as palavras do próprio Leonardo, « … nenhuma investigação humana pode ser considerada ciência se não abrir o seu caminho por meio da exposição e da demonstração matemáticas».


S. Jerónimo, de Leonardo da Vinci, cerca de 1483
Cortesia de Theoni Pappas
Cortesia de Theoni Pappas/JDACT