quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dórdio Gomes: A acentuação de planos e volumes na representação da paisagem, associada a uma pincelada e cromatismo de cariz expressionista, está bem patente em toda a sua primeira obra, particularmente na pintura Cavalos , realizada em plenos anos 20


Cortesia de wikipédia

Simão César Dordio Gomes, nasceu em Arraiolos, a 26 de Julho de 1890. Estuda na Escola de Belas-Artes de Lisboa, tendo como mestres Luciano Freire e de modo mais marcante Veloso Salgado. Em 1910 venceu o concurso para estudos no estrangeiro (legado Valmor) e parte para Paris onde trabalha na Académie Julien (atelier Jean-Paul Laurens).
Regressou a Portugal onde viveu no Alentejo entre 1912 e 1920. Regressou a Paris de novo bolseiro em 1921 onde se estabeleceu até 1926; esta última estadia permitiu-lhe conhecer outros países (Suíça, a Bélgica, a Holanda e a Espanha) e é decisiva na sua obra, imprimindo-lhe um cunho moderno. É desta altura que data uma das suas obras mais célebres, presente na colecção do Museu Soares dos Reis no Porto: Casas de Malakoff.

Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow


JDACT