quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Roteiro Republicano de Portalegre: António Ventura. Uma cronologia política específica. Indicação de toponímia republicana e património artístico, incluindo a arquitectura, as artes plásticas e o património industrial, sendo sempre dado um destaque particular ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra

Cortesia da CMPortalegre

«Lançamento do livro «Roteiro Republicano de Portalegre».
A Comissão para as Comemorações do Centenário da República promove, em colaboração com a Editora QuidNovi, a publicação da colecção Roteiros Republicanos, um por distrito, que se destinam a pôr à disposição dos sectores mais amplos dos públicos, instrumentos acessíveis para o CONHECIMENTO da História da Primeira República, à escala da história regional.

O Roteiro Republicano de Portalegre foi elaborado pelo Prof. Doutor António Ventura e será apresentado pelo próprio e pela QN Edição e Conteúdos, SA. 

O evento terá lugar no pf dia 19 de Novembro na Biblioteca Municipal de Portalegre, pelas 18h00». In Agenda Cultural de Novembro de 2010 da CMPortalegre.  

Cortesia da AgendaNov2010, Portalegre
«Roteiros Republicanos. Um passeio por Portugal da I República.
Os Roteiros Republicanos destinam-se a pôr à disposição, dos sectores mais amplos dos públicos, instrumentos acessíveis para o conhecimento da História da Primeira República, à escala da história regional, essencialmente na sua dimensão urbana.


Cortesia do JN
Cada Roteiro contemplará uma cronologia política específica, indicação de toponímia republicana e património artístico (incluindo a arquitectura, as artes plásticas e o património industrial, sendo sempre dado um destaque particular, quando existam, aos Monumentos aos Mortos da Grande Guerra que, indiscutivelmente, constituem um conjunto mais popular de realização monumental em Portugal), biografias das principais personalidades republicanas e referência ao desporto e factos turísticos, quando relevantes.
De 16 de Julho a 26 de Novembro de 2010 serão publicados 20 volumes, um por cada um dos 18 distritos e mais dois para as regiões autónomas, para além daqueles que poderão integrar-se a nível dos municípios». In Jornal de Notícias.

Cortesia da CMPortalegre
A amizade de RR e de AV.
Cortesia da CMPortalegre/JDACT