sábado, 6 de novembro de 2010

Dunhuang, China: Está localizada na região oeste. Uma pérola «brilhante» na Rota da Seda, dos tempos antigos. As Grutas dos Mil Budas

Cortesia de commonswikimedia

Dunhuang, uma das cidades históricas e culturais mais famosas da China.
Está localizada no oeste da China. É uma pérola «brilhante» na Rota da Seda, dos tempos antigos. A cultura de Dunhuang, desenvolvida durante a Dinastia Tang cerca de 1600 anos atrás, deixou-nos muitas relíquias históricas para uma visita mais prolongada. As arquitecturas culturais e artísticas produzidas ao longo dos longos anos tornaram a cidade de Dunhuang como Património e relíquia histórica da UNESCO.

Cortesia de wikipédia 
Ao «viajarem» até à China, os budas e os bodhisattvas indianos assumiram evidentemente nomes e contornos chineses. No percurso das rota da seda, as Grutas dos Mil Budas formam templos cobertos de murais que conservaram esta arte até aos nossos dias.


Cortesia de wikipédia
Segundo a tradição, um monge teria tido uma visão de mil Budas rodeados de raios de luz e assim teria iniciado o trabalho da construção das grutas, que abrangeu 10 dinastias.  As grutas também serviram de «armazém» para guardar manuscritos. Devemos ao taoísta Wang Yuan-lu a descoberta de muitos destes tesouros assim como a iniciativa de preservar as grutas, cerca de 1900.
O famoso Sutra do Diamante, o livro mais antigo do mundo chegado aos nossos dias, impresso no séc. IX na dinastia Tang, foi descoberto nestas grutas. Este manuscrito encontra-se actualmente em Londres.



Cortesia de wikipédia

Cortesia de wikipédia/Rota da Seda/JDACT