quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Margarida Ribeiro: Tulhas de Pedra. Subsídios para estudo da tecno-economia rural portuguesa


Cortesia de tsf 
Com a devida vénia a Margarida Ribeiro.
Tulhas de Pedra
Subsídios para estudo da tecno-economia rural portuguesa.

«Na bacia superior do Zêzere e junto às ribeiras da Sertã e de Proença-a-Nova, cuja região é constituída pelo complexo gresoso das Beiras, encontram-se, com frequência, isoladas ou praticadas em série, as construções que o povo designa por «Tulhas».
Vêem-se, geralmente, adjuntas a um lagar e utilizam-se, como se prevê, para nelas depositar a azeitona que, depois de acamada com um maço de madeira, a fim de, pela compressão, se evitar o bolor, é coberta com lajes, que ficam ajustadas sobre ela.

Cortesia de tsf
Apresentam uma capacidade variável, em função da colheita de cada agricultor, pois são, como se inculca, propriedade individual. São constituídas à superfície do solo e segundo a técnica de sucessivas camadas paralelas de pedra, imperfeitamente aparelhada, ou aproveitada na sua forma natural, mostrando a introdução de pequenos fragmentos nos interstícios, a fim de nivelarem as superfícies e obstruírem as fendas.
As tulhas de maiores dimensões são providas de uma abertura lateral, em forma de porta e que é tapada, quando necessário, com grandes lajes.

Cortesia de tsf
A experiência tornou esta abertura perfeitamente justificada, pois a sua utilização promoveu a rapidez do trabalho de esvaziamento e economia de esforço humano na remoção total da azeitona depositada e que se encontra já composta ou na sezão, isto é, no estado de amolecimento indispensável para ser prensada.
A superfície interior das tulhas apresenta-se, na maioria dos casos que estudámos, rebocada com a pasta comum, obtida pela adjunção de areia, cal e água.

Vêem-se, também, construções afins de planta quadrangular, tendo-nos sido informado de que são de edificação mais recente, exceptuando os exemplos de planta circular que foram recuperados ou totalmente realizados segundo o sistema antigo. A associação de duas ou mais tulhas de planta circular e de idêntica capacidade, formando, exteriormente, um corpo único, observa-se, também, com relativa frequência.

Cortesia de tsf
O lagar é accionado pela força da água de um ribeiro, de uma sua derivação artificial, ou pela água de um veio, captado para tal fim. O ónus requerido pelo lagareiro ou lagareiros corresponde à maquia estabelecida por cada medida de azeite ou de azeitona, de acordo com o costume de cada família, ou contrato realizado no acto da entrega da colheita.

Cortesia de tsf
Vale de Urso, da freguesia de Proença-a-Nova, reúne as características indispensáveis para demonstração do que expusemos. Associadas a este tipo de construção de pedra seca, encontram-se outras de planta quadrangular e de capacidade homogénea, geralmente praticadas em grupos e ligadas à vida agrícola dos autóctones. Funcionam de reservatórios das água escoantes das chuvas ou de pequenas nascentes, as quais são captadas e conduzidas pelo sistema arcaico que consiste na abertura de regos, ao longo do solo e a profundidades variáveis, ou por meio de aproveitamento de depressões naturais». In Margarida Ribeiro, BMPortalegre, nº 32664, 908(469.51) RIB-tul, Lisboa 1969, Separata de O Arqueólogo Português, Série III, Vol. II.

Cortesia de tsf

Cortesia de Margarida Ribeiro/BMCMPortalegre/JDACT